segunda, 23 de julho de 2018

CAMPO GRANDE

Campanha de controle do câncer de pele acontece sábado

23 NOV 2010Por Da Redação00h:02

No dia 27 de novembro a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizará a 11ª edição da campanha do câncer de pele no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário. O atendimento para informações, diagnóstico e tratamento da doença será gratuito e vai ocorrer no horário das 9h às 15h. A ação será em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Na campanha de 2009, a Sesau atendeu 777 pessoas, 472 mulheres (60,75%) e 305 homens (39,25%). Desse total, 80 pessoas foram diagnosticadas com câncer de pele. Os últimos dados da Vigilância Epidemiológica, levantados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), apontam um total de 583 pessoas com câncer de pele.

Em Campo Grande, a doença provocou 14 mortes em 2006, 17 em 2007, nove em 2008, também nove óbitos em 2009 e, até agosto deste ano, dez mortes. O total de pacientes encaminhados à quimioterapia em 2010 foi 111 pessoas, já a radioterapia foi realizada em 302 portadores do câncer de pele.

Informações sobre a doença -: no câncer de pele ocorre um crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta dos raios solares (e cabines de bronzeamento artificial) é a principal causa da doença. A exposição excessiva e prolongada ao sol aumenta o risco de desenvolvimento desse tipo de câncer, além de provocar o envelhecimento precoce da pele.

Os sintomas são lesões na pele que não cicatrizam e crescem lentamente (podendo sangrar ou formar uma pequena ferida), pintas pretas ou acastanhadas, irregulares nas bordas ou com o tamanho aumentado. A prevenção é proteger-se dos raios solares com o uso de bonés, roupas e filtros solares adequados. A proteção deve ser dobrada entre 10h e 15h, horário em que incide a radiação UVB, de grande potencial carcinogênico.

Os dermatologistas orientam que para, a síntese de vitamina D no organismo, bastam dez minutos de sol duas vezes por semana, mas sempre usando protetor solar. Outras dicas para a proteção eficiente da pele e informações sobre o câncer de pele estão nos folders elaborados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.


 

Leia Também