Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 18 de novembro de 2018

Caminhoneiros suspendem bloqueios pelo país

1 AGO 2012Por band07h:00

Terminou, na noite desta terça-feira, a reunião entre membros do governo federal e o MUBC (Movimento União Brasil Caminhoneiros). O sindicato decidiu pela suspensão da greve que bloqueou estradas do país por uma semana.

Segundo ata da reunião com o ministro dos Transportes, Paulo Sério Passos, os líderes dos caminhoneiros comprometem-se "com a completa e imediata suspensão do movimento da categoria, ora em curso".

Com isso, governo promete instalar uma mesa de negociação no próximo dia 8 de agosto para discutir as reivindicações dos trabalhadores.

Lei

Nessa segunda-feira foi implementada a Lei n° 12.619. A legislação determina que haja descanso ininterrupto de 11 horas a cada dois dias trabalhados para motoristas de caminhão. Os sindicatos argumentam, no entanto, que as rodovias brasileiras não têm infraestrutura adequada para que os caminhoneiros cumpram a norma. Na ocasião da aprovação da lei, a presidente Dilma Rousseff vetou o artigo que previa a construção de postos de descanso.

Além de maior prazo para cumprir a lei, os caminhoneiros querem a revisão de resoluções da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) que, segundo eles, prejudicam a categoria. O MUBC defende a revogação de oito itens presentes em duas resoluções. Já o presidente da CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) disse que a saída não é destruir o arcabouço legal existente, e sim "aparar as arestas".

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também