Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

CULTURA

Caminhão da Cultura estará hoje na Vila Piratininga

15 OUT 2010Por EVELIN ARAUJO08h:49

O projeto da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), "Caminhão da Cultura", estará hoje na Vila Ipiranga. A manifestação busca levar grandes nomes da cultura de Campo Grande a locais de mais difícil acesso terá diversas atrações durante todo o final de semana. As atividades no bairro têm início hoje com a apresentação de talentos locais, selecionados pela própria comunidade. A entrada é gratuita e o evento começa às 19h30min.

As apresentações têm início com a Associação Sul-mato-grossense de Dança de Salão (ASDANÇAS) que apresentará o espetáculo Ypê Amarelo, uma mostra de jovens artistas da dança de salão. No espetáculo, o grupo conta histórias do jovem sul mato-grossense João Tuiuiú que trabalha como guia turístico no Pantanal e apresenta, durante uma roda de tereré, a cultura de nosso estado para o Senhor Ried - um de seus clientes. Este turista se admira com a beleza das danças brasileiras e regionais e mostra a João diversos ritmos musicais e danças provenientes de diferentes partes do mundo. As coreografias abordam a temática do amor e das relações entre as pessoas.

Em seguida a apresentação fica por conta do Camalote, um grupo de representações de danças folclóricas de Mato Grosso do Sul e dos países de fronteira. Serão apresentadas danças tradicionais que compõem o patrimônio imaterial do centro oeste brasileiro. O trabalho desenvolvido pelo grupo tem suporte nas pesquisas feitas pela professora Msc. Marlei Sigrist que foram publicadas em seu livro “Chão Batido”. O repertório base é construído a partir das cirandas (Engenho de Maromba, Caranguejo, Engenho Novo, Cirandinha), do Catira, do Siriri, das Polcas e Chamamés e das danças Chaquenhas.

Com informações do CG Notícias
 

Leia Também