domingo, 22 de julho de 2018

verão

Calor continua à noite, com 27 graus na Capital

12 DEZ 2010Por Silvia Tada e Nadyenka castro00h:00

O verão, estação mais quente do ano, começa oficialmente no próximo dia 21, mas os campo-grandenses já sofrem com as altas temperaturas. Durante o dia, os termômetros ultrapassam a casa dos 34 graus — situação comum para a época — mas é à noite que o tempo tem surpreendido. Na madrugada de ontem, por exemplo, à 1h da madrugada, os termômetros marcavam 27 graus, conforme dados do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec). Municípios voltaram a ter temperaturas mais altas do País.

Altas temperaturas durante a noite não chegam a ser novidade para esta época do ano, segundo a meteorologista Cátia Braga. "O sol já incide com mais intensidade entre a primavera e o verão e as temperaturas sobem". Para se ter uma ideia, desde o início de dezembro, os registros da temperatura chegaram a 24 ou 25 graus; no dia 5 de dezembro, à 1h, chegou a 27 graus.

Em geral, à noite, a temperatura começa a cair gradativamente, com a mínima sendo atingida na madrugada, por volta das 5h. Com o horário de verão, a partir das 6h os termômetros voltam a subir.

Recorde
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mato Grosso do Sul esteve ontem no topo de calor do País. As temperaturas mais altas do Brasil foram registradas em municípios do estado. Em Porto Murtinho os termômetros marcaram 38,6ºC, em Corumbá 37,7ºC e em Miranda 36,6ºC.

Mato Grosso do Sul também foi recordista na baixa umidade relativa do ar. Em Porto Murtinho foi de 30% e em Corumbá 33%, conforme o Inmet.

Previsão
Hoje, o tempo deve mudar, com a ocorrência de chuva em Mato Grosso do Sul, conforme a previsão feita pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Campo Grande, o tempo fica nublado com pancadas de chuva e trovoadas, com temperatura mínima de 25 graus e máxima de 34 graus.

Para segunda-feira, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estima chuva, principalmente nos períodos da tarde e da noite para a Capital. O Climatempo confirma a chegada de uma frente fria, que provocará pancadas de chuva na maior parte do Estado, com queda de temperatura. Porém, no extremo norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, o tempo segue abafado.

Leia Também