sábado, 21 de julho de 2018

Caixa reúne 'estudos' de Tom Zé em LP

22 DEZ 2010Por FOLHA ONLINE08h:42

"Eu tô te explicando pra te confundir." É com esse subtítulo --em inglês: "Explaining Things So I Can Confuse You"--, pescado na letra de "Tô" (1975), que a gravadora americana Luaka Bop lança a caixa "Studies of Tom Zé".

Em tese, o pacote agrega os três álbuns da série "Estudando...", composta pelo brasileiro no decorrer de quatro décadas: o clássico "Estudando o Samba" (1975) e os mais recentes "Estudando o Pagode" (2005) e "Estudando a Bossa" (2008). Todos em ótimo vinil de 180 gramas.

O que acontece de fato é quase isso. A não ser pelo primeiro disco, que foi substituído por "Massive Hits", coletânea feita por David Byrne em 1990 que trazia apenas nove das 12 faixas do "Estudando o Samba" original.

(Se bem que, para os brasileiros, isso não chega a ser uma falha irreparável. Uma versão nacional de "Estudando o Samba" acaba de ser lançada em LP pela Polyson.)

"Estudando o Pagode" e "Estudando a Bossa" foram lançados por aqui apenas em CD. Se o álbum de 1975 apresentava desconstruções estruturais e temáticas do tropicalista para o samba, os de 2005 e 2008 fazem algo parecido com pagode e bossa.

Além dos três LPs, "Studies of Tom Zé" acompanha um compacto, também em vinil, com duas faixas gravadas em um show de 2001, no Barbican, em Londres.

Trata-se da turnê internacional do álbum "Com Defeito de Fabricação". Em cena, Tom Zé era acompanhado por membros da banda americana de pós-rock Tortoise.

Foram mais de dez apresentações em conjunto, muitas delas gravadas sem maiores pretensões. Um desses registros, feito em Cambridge, Massachusetts, vazou integralmente na internet (leia texto ao lado).

Brinde extra, a caixa traz CD com uma amalucada conversa entre Tom Zé e Byrne, tendo como intermediário Arto Lindsay. Eles nos confundem, nos esclarecem.

Leia Também