quarta, 18 de julho de 2018

Cai a vantagem de André sobre José Orcírio, diz Ibrape

21 SET 2010Por 07h:59

Lidiane Kober

A 12 dias das eleições, cai a vantagem do governador André Puccinelli (PMDB) sobre o ex-governador José Orcírio dos Santos (PT) na sucessão estadual, como aponta pesquisa do Ibrape realizada para o Correio do Estado. O levantamento mostra Puccinelli estabilizado nos 53% das intenções de voto, enquanto Orcírio subiu de 35% para 39%, reduzindo a diferença de 18 pontos percentuais para 14. O candidato do PSOL, Nei Braga, continua com 1%.
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 96%. Considerando o dado, a distância entre os dois primeiros colocados pode variar de 20 a 8 pontos.
Contudo, mesmo com a queda na diferença, o governador ainda venceria as eleições no primeiro turno.
A pesquisa do Ibrape foi feita de 17 a 19 deste mês e ouviu 1.348 pessoas. O levantamento mostra ainda a intenção de 2% dos eleitores de anular o voto e 5% estão indecisos.

Regiões
Tanto na Capital quanto no interior, Puccinelli lidera a corrida pelo Governo do Estado. A vantagem é superior em Campo Grande, mas a diferença está caindo. Na pesquisa atual, ele conta com 53% das intenções de votos contra 38% de Orcírio. No levantamento anterior, realizado de primeiro a 3 de setembro, o peemedebista aparecia com 56% da preferência do eleitor campo-grandense, enquanto Orcírio figurava com 31%. Os dados indicam queda de 10 pontos percentuais na vantagem do governador em relação ao seu principal adversário na Capital.
No interior, Puccinelli é preferido por 53% dos entrevistados, Orcírio por 40% e Braga não pontuou. Na pesquisa anterior, o peemedebista aparecia com 51% das intenções de votos contra 36% do petista.
Entre sete regiões do Estado, o governador atingiu os maiores índices de voto no Bolsão e no Norte de Mato Grosso do Sul, com 58% da preferência do eleitor. Orcírio alcançou nas regiões, respectivamente, 33% e 36% das intenções de votos.
No Pantanal, reduto tradicionalmente dos petistas, Orcírio conseguiu virar o jogo eleitoral. No levantamento realizado no início de setembro, ele contava com 40% da preferência do eleitor contra 48% em favor de Puccinelli. Agora, o petista aparece com 52% das intenções de votos contra 43% em prol do candidato do PMDB.
No Sudoeste do Estado, o petista também lidera a corrida pelo comando do Governo do Estado com 49% contra 45% do atual governador. Nas demais regiões, Puccinelli venceria o pleito se as eleições fossem hoje. Na Grande Dourados, segundo maior colégio eleitoral de Mato Grosso do Sul, ele conta com 55% da preferência do eleitor contra 36% do petista. No Cone Sul, o peemedebista aparece com 57% contra 37 de Orcírio e, no Vale do Ivinhema, o atual governador conta com 52% das intenções de voto contra 40% do petista.
A pesquisa foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 38582/2010.

Leia Também