domingo, 22 de julho de 2018

HORA DO LEITE

Cadeia busca dias melhores para o leite em evento hoje

8 NOV 2010Por Maurício Hugo00h:05

Em uma semana que começa com um debate sobre o setor produtivo do leite, envolvendo toda a cadeia, é oportuno que se coloque em pauta temas importantes, como é o caso da reprodução, (veja matéria abaixo) fundamental na pecuária leiteira. Acontece hoje, no anexo do Sebrae, na Rua Brasil, a reunião Hora do Leite.

Em discussão temas como: mercado, preço do leite, do pasto ao copo de leite, e a importância da atividade leiteira para Mato Grosso do Sul. Conjuntamente ao evento, acontece mais uma reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de MS.

Um outro tema que será tratado no evento de hoje é a capacitação e o treinamento de pequenos produtores e trabalhadores rurais na área da pecuária leiteira. No evento, Matheus Vieira, do Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, de MS, vai falar sobre o Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, que deve acontecer no próximo ano em Campo Grande, e sobre as ações do Senar no Estado nesse segmento.

Ao Correio Rural & Negócios, a gestora de Educação Profissional do Senar/MS, Maria do Rosário, informou que só neste ano foram realizados 43 treinamentos e formados 550 trabalhadores rurais e pequenos produtores de leite. Os cursos são: Como produzir leite com qualidade; Criação de Bezerras e Novilhas para produção de leite; Manejo básico de Bovinos de leite; Manejo de Ordenhadeiras e Operação e Manutenção de Ordenhadeiras.

E há outros cursos que, embora não seja voltados exclusivamente para a pecuária leiteira, também atendem esse segmento, como cursos de aplicação de medicamentos, inseminação artificial e alimentação do gado.

Com certeza, com melhor formação, com treinamentos diversos, os trabalhadores tem condições de dar melhores respostas no seu trabalho a campo. Os produtores, por sua vez, também precisam se preparar especialmente em áreas importantes como a gestão da atividade, o controle de custos de produção entre outros cursos fundamentais para o sucesso da atividade.

Leia Também