quinta, 19 de julho de 2018

negócios

Cade julga petroquímicas no dia 3

26 OUT 2010Por Célia Froufe (AE)03h:15

Negócios entre empresas do setor petroquímico serão o grande destaque da próxima sessão plenária do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) da quarta-feira da próxima semana. De acordo com a pauta da reunião publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), serão avaliados seis atos de concentração de companhias que atuam na área: três envolvendo a Petrobrás, outros dois a Braskem e um sexto envolvendo as duas empresas. Quatro destes casos estão sob a relatoria do conselheiro César Mattos, que terá o mandato expirado a partir do dia 7.

O caso que envolve as duas empresas é o de um acordo de investimento celebrado entre Odebrecht, Petrobrás, Petroquisa, Braskem e a Unipar. A operação prevê a aquisição, pela Braskem, da totalidade das participações societárias da Unipar detidas na Quattor (correspondente a 60% do capital total e votante), na Unipar Comercial e Distribuidora (100% do capital votante e total) e na Polibutenos (33,33% do capital votante e total).

De acordo com o relatório de Mattos, a operação será desdobrada em sete etapas: formação de holding, investimentos, aumento de capital, aquisições de ação, incorporação, nova aquisição de ações e oferta pública.

Leia Também