Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quinta, 13 de dezembro de 2018

SINDICATOS RURAIS

Cadastro único de animais é tema de capacitação hoje

12 MAI 2011Por da redação12h:00

A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) realiza hoje (12) uma capacitação com funcionários de sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul visando melhorar o atendimento dessas entidades aos produtores rurais em assuntos como vacinação contra a febre aftosa e declaração de rebanho bovino e bubalino, agora realizada em cadastro único.

Nesta etapa, a vacinação abrange todo o rebanho e não somente os animais que possuem de 0 a 24 meses, como ocorria anteriormente. A vacinação de bovinos e bubalinos, tanto na ZAV quanto no Planalto, iniciou no dia 2 e vai até 31 de maio. Já no Pantanal, a imunização será realizada até 15 de junho.

A capacitação vai abordar os procedimentos necessários em relação ao cadastro único, instituído pela Agência Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Conforme o decreto estadual nº 13.150, de 14 de abril de 2011, após a vacinação e contagem do rebanho, será obrigatória a apresentação da Declaração de Estoque efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos existentes no estabelecimento na data da vacinação.

Para preencher a declaração o produtor deverá acessar a internet no endereço www.fazenda.ms.gov.br, imprimir duas vias, assinar, reconhecer firma e entregar juntamente com o comprovante de vacinação (CT-13) em qualquer AGENFA. A medida tem objetivo de unificar as informações da Iagro e Sefaz sobre o rebanho bovino e bubalino existente em cada propriedade.

A capacitação acontece na Famasul e terá participação de representantes da Iagro, Sefaz e Secretaria de Produção (Seprotur).

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também