Campo Grande - MS, sexta, 17 de agosto de 2018

direitos de transmissão

C13 crê ter 15 clubes e que RedeTV! assinará

23 MAR 2011Por uol13h:36

O Clube dos 13 acredita que conseguirá reverter sua desvantagem no racha político do futebol nos próximos dias. A entidade aposta que consegue um contrato assinado por cerca de 17 clubes, o que impediria o avanço da Globo em direção aos clubes dissidentes.

O grande trunfo do Clube dos 13 é uma procuração que os dirigentes teriam assinado para conseguirem empréstimos bancários. A entidade foi usada como avalista e usou as cotas de TV referentes aos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2014, cujos contratos ainda não existem, como garantias.

Para que a manobra saísse do papel, os clubes teriam assinado os documentos que dão ao Clube dos 13 o direito de negociar os direitos de TV e assinar os contratos.

Normalmente, a entidade já tem a liberdade de negociação, prevista no seu estatuto. O novo documento iria além, deixando também a assinatura dos compromissos na mão de Fábio Koff e companhia. O Clube dos 13 não dá detalhes de quem são os clubes comprometidos, mas conta com cerca de 15 procurações do tipo.

Dos cinco restantes, pelo menos dois já são aliados de Koff: São Paulo e Atlético-PR. Os clubes são os únicos que não possuem nenhuma dívida com o Clube dos 13, seja em adiantamentos do contrato atual ou de empréstimos que usem os próximos torneios como garantias.

Neste cenário, o contrato com a RedeTV! teria a assinatura de 17 clubes. A emissora venceu a licitação para TV aberta com uma proposta de R$ 516 milhões anuais por três anos de contrato, mas disse que só manteria o acordo com o apoio dos 20 clubes da entidade.

Segundo dirigentes do Clube dos 13, a RedeTV! já se convenceu de que vale a pena assinar com cerca de 17 clubes. Um contrato que exclua apenas três clubes garante quase todo o campeonato na emissora, já que a TV rival só poderia exibir confrontos entre os seus parceiros.

O problema é tirar esse acordo do papel. A Globo já assinou individualmente com seis equipes: Grêmio, Cruzeiro, Goiás, Vitória, Coritiba e Corinthians. Se algum desses clubes fizer parte do grupo que concedeu procurações ao Clube dos 13, ele vai assinar, por meio da entidade, o compromisso com a RedeTV!.

O cenário previsto por Koff e companhia, portanto, pode desembocar em uma disputa jurídica, já que os clubes não reconhecem o documento que o Clube dos 13 diz ter. Caso a procuração seja válida, os dirigentes podem até ser acusados de vender um só produto para dois clientes distintos, o que é crime.
 

Leia Também