Terça, 20 de Fevereiro de 2018

Saúde

Brasileiros têm cada vez menos cáries

30 DEZ 2010Por Agencia do Radio04h:05

O total de brasileiros com cáries diminuiu nos últimos oito anos, segundo o Ministério da Saúde. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010, divulgada nesta terça-feira, aponta, por exemplo, uma queda de 26% no número de cáries dentárias entre crianças de doze anos desde 2003. Nessa faixa etária, outro destaque é o crescimento de 30% no número de crianças que nunca tiveram uma cárie na vida.

Segundo o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, esses e outros avanços são resultado do programa Brasil Sorridente. "Nós temos hoje praticamente metade das crianças aos doze anos totalmente livres de cárie. Nós temos hoje um aumento significativo de adultos que passaram a ter, não apenas tratamento odontológico, mas também tiveram acesso – são quase 17 milhões e meio de pessoas no Brasil que nunca tinham sentado na cadeira de um dentista e que passaram a sentar."

Como resultado do sucesso do programa, a Organização Mundial da Saúde incluiu o Brasil no grupo de países com baixa prevalência de cárie.

O ministro José Gomes Temporão ressalta que essa redução na incidência de cárie é fundamental para garantir que os brasileiros não percam mais os seus dentes por falta de cuidados. "São dois trabalhos: um de reabilitação para dar acesso a essas pessoas para que elas possam sorrir e ter uma vida melhor, mas de outro lado chamar a atenção para o gigantesco avanço que se deu para que nós não tivéssemos uma nova geração de desdentados, como até então tínhamos."

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal foi feita com base em entrevistas e exames bucais em 38 mil pessoas, divididas em cinco grupos etários, dos cinco aos setenta e quatro anos. Cento e setenta e sete municípios, entre eles 26 capitais e o Distrito Federal, participaram do estudo.

Leia Também