Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

IMPOSTO DE RENDA

Brasileiros se orientam pela internet

Brasileiros se orientam pela internet
09/03/2011 00:01 - infomoney


A internet, cada vez mais, é um instrumento por meio do qual os contribuintes buscam informações sobre tributos e impostos. Tanto é assim que nos meses de março e abril, período do ajuste de contas com o Leão, a audiência de sites de Governos e Entidades sem Fins Lucrativos costuma aumentar. E neste ano, não deve ser diferente.

“Esse crescimento é bastante sazonal. E pode chegar a ser de 6%, 7% nesse período, podendo ser maior ou menor, dependendo do ano”, explica o analista do Ibope Nielsen Online, José Calazans.

De informações sobre prazos a documentos necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda, os sites dessa categoria também esclarecem dúvidas dos contribuintes.

E nesse período, o site da Receita Federal costuma ser bem acessado. “Não só no período da declaração, mas também quando a Receita libera os lotes das restituições, a audiência de sites dessa categoria costuma subir bem”, afirma Calazans.

Audiência
Os números do Ibope mostram que, em janeiro, cerca de 22,4 milhões de usuários únicos acessaram sites da categoria Governos e Entidades sem Fins Lucrativos – um aumento de 3,4% na comparação com dezembro.

Nesse caso, explica o analista, o que pesa são as dúvidas e informações a respeito do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

Usuários
A pesquisa do Ibope mostrou que em janeiro 54,5 milhões de pessoas tiveram acesso à rede no trabalho ou em casa. E 42,8 milhões foram usuários ativos – o que significou uma redução de 1,3% em relação a dezembro e um crescimento de 16% na comparação com os 36,9 milhões de janeiro de 2010.
 

Felpuda


Acontecimentos policiais de grande repercussão deverão refletir seriamente na jornada de uns e de outros. Os cortes nos “tentáculos do polvo” os deixaram sem respaldo para enfrentar a maratona que há tempos participam, e com sucesso. Ao mesmo tempo que ficaram sem o aconchego financeiro, afastaram-se do abraço, até então muito amigo, preocupados com o ditado popular que afirma:  “Diga-me com quem andas e eu te direi quem és”.