Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

Brasileiros reconhecem que desperdiçam água e estimam problemas de abastecimento no futuro

26 JUN 12 - 17h:43AGÊNCIA BRASIL

Pesquisa divulgada hoje (26) pela organização não governamental WWF-Brasil revela que é grande o desperdício de água entre os brasileiros. “Mais de 80% dos brasileiros consultados em 26 estados da Federação reconheceram que vão ter problemas de abastecimento de água no futuro e, desses, 68% reconheceram que o desperdício de água é a principal causa desse problema”, disse o coordenador do Programa Água para a Vida da WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas.

A sondagem chama a atenção para o desconhecimento da maioria da população sobre o real consumo de água no Brasil. Na pesquisa, 81% dos entrevistados apontaram a indústria e o setor residencial como os vilões do gasto de água quando, na verdade, o setor agrícola, em especial a irrigação, é o maior consumidor do insumo (69%). A pecuária consome 11% de água; as residências urbanas, também 11%; e a indústria, 7%. “Como 80% da população brasileira vivem nas cidades, a percepção do cidadão é muito voltada aos problemas da água que ele enfrenta nas metrópoles. Somente 1% das pessoas reconheceu que o problema de água está na zona rural também. Ou seja, que aquela água que sai da torneira dele vem de uma nascente que está, às vezes, a quilômetros da sua casa”, disse Freitas.

De acordo com a pesquisa, só 1% dos consultados admitiu que o desmatamento e a degradação dos sistemas naturais causam problemas de água. “Isso mostra que o cidadão tem uma visão bastante limitada da torneira para frente. Da torneira para trás, há um desconhecimento muito grande”. O desperdício é elevado nas residências. Cerca de 48% dos entrevistados reconheceram que desperdiçam água em suas casas, o que revela crescimento em relação aos cinco anos anteriores, quando essa parcela atingia 37%. “Mais de 45% reconheceram que não adotam nenhuma medida de economia de água nas suas casas”.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Receita recupera R$ 5,2 bilhões em dívidas de empresas com o Simples
ECONOMIA

Receita recupera R$ 5,2 bilhões em dívidas de empresas com o Simples

Confira lista dos presos foragidos no presídio paraguaio
FRONTEIRA

Confira lista dos presos foragidos no presídio paraguaio

McGregor nocauteia Cerrone em 40s na luta principal do UFC 246
NOCAUTE TÉCNICO

McGregor nocauteia Cerrone em 40s na luta principal do UFC 246

Thiago Maia chega ao Rio para acertar com o Flamengo e realizar 'sonho' do pai
ASSINAR CONTRATO

Thiago Maia chega ao Rio para acertar com o Flamengo e realizar 'sonho' do pai

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião