quinta, 19 de julho de 2018

PERSPECTIVAS

Brasileiros estão com mais dinheiro e mais otimistas

7 JAN 2011Por 00h:04

A maioria dos brasileiros encerrou 2010 com uma situação financeira melhor do que teve em 2009. Números do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) indicam que 77% das famílias brasileiras declararam que, em dezembro, estavam melhor financeiramente do que um ano antes.

Apesar da boa notícia, a situação não melhorou para todos. O levantamento revela que 19,8% das famílias sentiam-se em situação pior no mesmo período analisado.

Melhora em 2011
De acordo com a Agência Brasil, a pesquisa revela ainda que 81% das famílias acreditam que estarão em melhores condições financeiras daqui a um ano, enquanto 8,2% projetam estar em situação pior.

O técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Sandro Carvalho, comentou os números: “houve uma melhora. Pela primeira vez, mais da metade das famílias declarou não ter nenhuma dívida e a proporção de endividados diminuiu", destacou ele.

Vale ressaltar que as expectativas são mais otimistas entre as famílias com rendimento entre cinco e dez salários mínimos e com Ensino Médio (completo ou incompleto).


 

Leia Também