Terça, 20 de Fevereiro de 2018

PLANOS

Brasileiro vai destinar 42% do 13º para pagar dívidas

1 DEZ 2010Por Infomoney00h:03

A maioria dos brasileiros vai usar o décimo terceiro para pagamento de dívidas. Mas quanto do abono de Natal será destinado para esta finalidade? Uma pesquisa realizada pela GfK foi em busca desta resposta e descobriu que uma parcela de 42% do décimo terceiro será destinado ao pagamento dos débitos em atraso.

As classes mais baixas, C e D, são as que usarão uma parte maior do décimo terceiro para pagar as dívidas, com um total de 54%, frente aos 32% que serão usados pelos brasileiros das classes mais altas, A e B.

Quando analisada a faixa etária, as pessoas entre 25 e 34 anos são as que vão direcionar uma parte maior do décimo terceiro para o pagamento de dívidas, com uma parcela de 50%, seguidas das pessoas entre 18 e 24 anos, com uma parcela de 46%.

Entre as regiões brasileiras, o destaque ficou com o Sudeste, onde as pessoas direcionarão 45% do décimo terceiro para sair do sufoco e pagar as dívidas. Em seguida, estão o Norte e o Centro-Oeste (41%), o Nordeste (38%) e o Sul (37%).

Outros fins
Confira, abaixo, como o brasileiro irá distribuir o dinheiro do décimo terceiro salário, cuja primeira parcela deve ser paga até esta terça-feira (30) e a segunda, até o dia 20 de dezembro:

Distribuição do décimo terceiro
Destino                                         Parcela
Pagar dívidas                                   42%
Guardar/poupar/investir                    20%
Comprar presentes de Natal             14%
Viajar                                                  9%
Para reformar a casa                          8%
Fonte: GfK

A pesquisa da GfK ouviu 400 pessoas em 12 cidades das regiões metropolitanas do País. Segundo os dados, 60,6% dos brasileiros vão pagar dívidas com o décimo terceiro, enquanto 40,2% vão comprar presentes das festas de Natal; 38,3% vão guardar, poupar ou investir; 21,4% vão viajar; e 17,21%, reformar a casa.
 

Leia Também