Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Brasileiras estão poupando para gastar, aponta pesquisa

Brasileiras estão poupando para gastar, aponta pesquisa
02/07/2012 17:46 - AGÊNCIA BRASIL


As brasileiras estão poupando para consumir, aponta pesquisa do instituto Data Popular, divulgada hoje (2). O estudo mostra que 35% das mulheres guardam dinheiro, mas apenas 3,4% delas utilizam as reservas para fazer investimentos lucrativos. Mais da metade (57%) usa o dinheiro para investimentos pessoais ou para fazer compras à vista.

Por outro lado, também é alto o percentual de mulheres que poupam por razões de segurança financeira, 39,6% do total. Foram entrevistadas 15 mil mulheres em todo o país, no primeiro trimestre de 2012.

De acordo com Renato Meirelles, diretor e sócio do instituto, é preciso entender que o consumo também é visto como uma forma de investimento lucrativo para as mulheres da nova classe média brasileira. “Quando a mulher paga a educação do filho, ou dela mesma, ela sabe que, a médio prazo, isso vai representar um aumento na renda. Cada ano de estudo implica em um aumento de 15% no salário médio dessas mulheres”.

O Data Popular utiliza o parâmetro para definição de classes sociais da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo federal. Por esse critério, a nova classe média compreende as famílias com renda per capita entre R$ 291 e R$ 1.019.

Felpuda


Partido está aos poucos montando a que vem sendo chamada de “chapa do quartel”, pois os pré-candidatos são oriundos da caserna. Há quem diga que os dirigentes da legenda ainda estão querendo pegar carona no “fenômeno Bolsonaro”, esquecendo-se que o presidente, embora vindo da área militar, está na política há 30 anos e o seu programa de governo agradou 57,7 milhões de eleitores. Dizem que tchurminha será obrigada a adicionar mais ingredientes no currículo, senão...