PESQUISA

Brasil tem maior juro do cartão da América Latina

Brasil tem maior juro do cartão da América Latina
17/07/2012 11:21 - G1


Apesar da queda taxa básica de juros da economia, a Selic, os juros anuais médios cobrados para quem paga apenas parte da fatura do cartão de crédito subiram no país, de 237,9% em janeiro para 323,14% em junho, mostra pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pela associação de defesa de consumidores Proteste.

Conforme os dados levantados pela associação junto aos maiores bancos e financeiras do país, em junho a taxa média para o financiamento por meio do cartão de crédito, o chamado rotativo, estava em 12,77% ao mês, que corresponde a 323,14%.

e acordo com a pesquisa, o Brasil tem a maior taxa média de juros nas operações com cartão de crédito na comparação com seis países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e México.

O valor cobrado no Brasil é superior à soma de todas as taxas cobradas nos cartões de crédito nos seis países. O Peru, que aparece na segunda posição, cobra taxa média de 55% ao ano, e o Chile 54,24%. O menor percentual é da Colômbia com 29,23% anual.

Segundo a associação, os juros cobrados nas modalidades do crédito rotativo são uma das causas do crescente endividamento dos brasileiros.  

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".