Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 16 de novembro de 2018

LEVANTAMENTO

Brasil tem a metade dos cartões que os EUA

15 AGO 2012Por INFOMONEY15h:10

A quantidade de cartões de crédito existente nos Estados Unidos em 2011 era quase duas vezes maior que no Brasil.

De acordo com um levantamento feito pela consultoria GoOn, os norte-americanos possuíam no ano passado, 1.144.020.000 cartões de crédito. No Brasil, a quantidade de plásticos no ano passado era de 687.003.493.

A análise constatou que a quantidade de cartões nos Estados Unidos diminuiu nos anos após a crise. Durante esse período, a inadimplência teve uma escalada abrupta e os juros não se alteraram de forma significativa. “Fica evidente uma ação de restrição ao crédito que trouxe, além da queda na base de cartões, uma recuperação da inadimplência para o menor patamar da série analisada. Outro destaque é o patamar da inadimplência – independentemente do pico da crise”, explica o economista e sócio da GoOn, Breno Costa.

Taxa de inadimplência
Segundo o levantamento, equalizando o indicador de inadimplência divulgado no Brasil - 90+ % de carteira - ao americano (30+ % de carteira), é possível perceber que o patamar de 25% a 30% poderia ser substituido por algo em torno de 19% a 20%.

De acordo com o economista, isso mostra que a inadimplência com cartões de crédito no Brasil é cerca de quatro vezes maior que a americana. “A tendência da inadimplência é de alta no Brasil, considerando que de 2005 a 2012 houve uma piora de 28%. Essa é uma das razões para que os juros cobrados no Brasil sejam mais altos”, completa.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também