Esportes

ABERTURA

A+ A-

Brasil será o 15º país a desfilar no Sochi 2014

Brasil será o 15º país a desfilar no Sochi 2014

DA REDAÇÃO

06/02/2014 - 15h27
Continue lendo...

As competições em Sochi já começaram nesta quinta-feira (06) mas a participação da maior delegação brasileira em uma edição de Jogos Olímpicos de Inverno terá início durante a Cerimônia de Abertura, amanhã, a partir das 14h15min (de Brasília).

Ao todo, 20 representantes do Time Brasil, entre atletas e oficiais, participam do desfile no estádio Fisht, tendo a mineira Jaqueline Mourão como porta-bandeira. O Comitê Organizador promete uma cerimônia impressionante e memorável. Além do tradicional desfile dos atletas, a apresentação de artistas locais e o envolvimento dos espectadores têm tudo para criar um espetáculo inesquecível.

Dos 13 atletas brasileiros classificados, apenas o esquiador Jhonatan Longhi ainda não chegou a Sochi. Os outros 12 atletas titulares desfilarão, assim como os técnicos principais e o chefe da Missão Brasileira, Stefano Arnhold.

A esquiadora Maya Harrisson, que chegaria a Sochi no dia 14, junto a Longhi, antecipou a vinda especialmente para participar da Abertura. Maya chegou à cidade nesta quinta-feira.

No sábado, Maya volta para casa, em Genebra (SUI), e se junta definitivamente à delegação na próxima semana.

“Tenho ótimas lembranças das cerimônias de Vancouver, por isso fiz questão de estar na Abertura em Sochi. Participar dos Jogos Olímpicos é mais do que apenas competir. Alcançar a vaga olímpica foi muito estressante, então quero aproveitar ao máximo a cerimônia”, disse Maya, que competirá no slalom gigante (dia 18) e no slalom (21). “Em Vancouver eu fiquei muito emocionada em desfilar com as cores do Brasil. Quero sentir essa emoção novamente“, disse a atleta.

Mesmo com toda a experiência, a porta-bandeira Jaqueline Mourão afirma que a Cerimônia de Abertura será um momento único em sua carreira. “É um sonho se tornando realidade. Quando comecei no esporte eu nunca poderia imaginar chegar a carregar a Bandeira Brasileira em uma cerimônia olímpica. É muito bom ter esse reconhecimento, além de representar a melhor delegação brasileira de Jogos de Inverno de todos os tempos”, disse Jaqueline, que participará das provas de cross country e biatlo. Ela será a única latino-americana nas provas de biatlo em Sochi.

Jaqueline é também a única – entre homens e mulheres - a competir em duas edições de Verão e três de Inverno. As cinco edições de Jogos no currículo dão a Jaqueline mais um recorde: ela se igualou a Fofão (vôlei) e Formiga (futebol), com o maior número de participações olímpicas entre as mulheres brasileiras.

Bem menos experiente que Jaqueline Mourão, Josi Santos, que fará sua estreia olímpica, não vê a hora de desfilar no estádio Fisht. “Será uma experiência única e acredito que uma festa muito bonita. Já imagino todos os países desfilando e as bandeiras. Tenho certeza de que vai ser uma emoção espetacular”, disse Josi. “Sonhei com esse momento a vida inteira e estou com o coração aberto para os Jogos Olímpicos”, conclui Josi, que competirá no esqui aéreo.

O Brasil participa dos Jogos Sochi 2014 quebrando recordes de atletas e modalidades classificadas - 13 atletas em sete modalidades, com estreias no bobsled feminino, patinação artística, esqui aéreo e biatlo. Além disso, o Time Brasil é a maior delegação latino-americana em Sochi. Em algumas modalidades, apenas os 25 melhores atletas do mundo podem participar.

“A Cerimônia de Abertura será um momento inesquecível para os esportes de inverno do Brasil, marcando o início de uma participação muito especial. Sochi será um orgulho para nossos atletas pioneiros que construíram esta historia participando de seis edições olímpicas anteriores para que pudéssemos hoje estar aqui quebrando recordes”, afirmou Stefano Arnhod, chefe da Missão Brasileira.

A maior delegação brasileira em Jogos Olímpicos de Inverno antes de Sochi disputou Salt Lake 2002 com dez atletas em quatro modalidades. Na última edição, em Vancouver 2010, o Brasil participou com cinco atletas em três modalidades. A primeira participação brasileira foi em Albertville, em 1992.

 
Fonte:

Futebol

Santos anuncia saída de Kleiton Lima do time feminino após protestos por acusações de assédio

Kleiton Lima foi acusado de assédio sexual por 19 atletas. As acusações partiram de jogadoras santistas em setembro de 2023.

15/04/2024 23h00

Kleiton Lima foi acusado de assédio sexual por 19 atletas. As acusações partiram de jogadoras santistas em setembro de 2023. Foto: Agência Corinthians

Continue Lendo...

Kleiton Lima não é mais técnico do time feminino Santos. Em nota divulgada pelo clube, foi confirmado que o afastamento foi um pedido do técnico "para preservar sua família, sua integridade e o próprio Santos".

Ele foi acusado, ano passado, de assediar atletas que faziam parte do elenco santista em 2023. Após um processo administrativo não ter encontrado indícios de assédio, o clube voltou a contratá-lo, o que gerou protestos de jogadoras de diferentes clubes. Ele nega os casos.

Kleiton Lima foi acusado de assédio sexual por 19 atletas. As acusações partiram de jogadoras santistas em setembro de 2023. Na época, o próprio comandante pediu desligamento do cargo, mas negou ter cometido qualquer ato pelo qual era acusado. Os relatos diziam que o técnico comentava sobre os corpos e a vida sexual das atletas, além de apalpá-las e observá-las no vestiário.

Após a recontratação, o treinador foi apresentado na última semana. Na ocasião, a coordenadora do departamento de futebol feminino do Santos, Thaís Picarte, disse que as denunciantes foram procuradas durante o processo administrativo instaurado pelo clube e que não foram encontrados indícios de assédio.

Entretanto, as goleiras Anna Beatriz, Jully Silva e a zagueira Tayla Carolina retrucaram nas redes sociais dizendo o contrário. Hoje, elas atuam, respectivamente, em São Paulo, Cruzeiro e Grêmio. Ao todo, 14 atletas deixaram o Santos no final da temporada passada.

"Eu não cometi nenhum tipo de assédio. Aquelas cartas anônimas, com descrições insanas, levianas, não me pertencem", disse o técnico na coletiva de apresentação. Ele ainda relatou ter feito um registro de ocorrência por calúnia junto à Polícia Civil pelas cartas. Outro ponto dito por Kleiton é que havia insatisfação de parte do elenco com a comissão técnica pela cobrança para atingir metas.

A nota do Santos desta segunda-feira reitera que o técnico está "convicto de que não cometeu nenhum dos atos pelos quais é acusado", mas que ele entende o desligamento como o melhor caminho. O clube também disse que confia que o assunto tenha sido encerrado. Ainda segundo a nota, Kleiton Lima sofreu até ameaças de morte em razão das acusações feitas no ano passado.

Na última sexta-feira, o Santos enfrentou o Corinthians pelo Brasileirão Feminino. Ao abrir o placar da vitória corintiana por 3 a 1, Victória Albuquerque e demais atletas da equipe atual campeã brasileira protestaram, posando com a mão cobrindo a boca No gol santista, Ketlen comemorou com um abraço em Kleiton Lima

A partida entre Palmeiras e Avaí/Kindermann também teve o gesto de protestos das atletas, durante a execução do hino nacional antes da partida. As jogadoras também tiraram uma foto todas juntas e Letícia e Siméia, camisas 19 dos dois times, viraram de costas, em referência ao número de denúncias feitas contra o treinador.

Pouco antes do jogo entre Santos e Corinthians, o Cruzeiro publicou um vídeo com parte do elenco feminino em campanha contra violência de gênero. O post fala em combate à violência contra a mulher e contra a cultura de assédio, sem fazer menção direta ao caso que envolve o treinador do Santos.

Ainda que o processo administrativo do Santos tenha considerado que não foram encontrados indícios de assédio, há uma investigação do Ministério Público de São Paulo em andamento, sob segredo de Justiça.

Agora, Wesley Otoni vai assumir interinamente o cargo de técnico no Santos. A equipe é a 12ª no campeonato, com apenas um ponto a mais que o Flamengo, primeiro time no Z-4. O time volta a campo no sábado, contra o Avaí/Kindermann, que é o 15º, fora de casa.

 

FUTEBOL

Clubes do Campeonato Brasileiro têm quase 20% de estrangeiros no elenco

Clubes acumulam 126 jogadores estrangeiros em seus elencos, em sua maioria argentinos

14/04/2024 23h00

Continue Lendo...

Os clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro deste ano acumulam 126 jogadores estrangeiros em seus elencos, em sua maioria argentinos. O número representa 19,5% do total de atletas.

Os dados são do site Transfermarkt e acompanham uma das novidades do regulamento do Brasileirão 2024, que aumentou para nove o limite de jogadores estrangeiros que podem ser utilizados por partida. Em 2023, cada equipe podia entrar em campo com, no máximo, sete atletas de outras nacionalidades.

Um dos argumentos para a mudança de regra -aprovada por unanimidade pelos clubes- é a tentativa de minimizar o espaço deixado por jovens atletas brasileiros que vão para o exterior.

Os elencos contêm representantes de 16 países, além do Brasil. Argentina, com 42 atletas, é o país que mais cede jogadores, seguido pelo Uruguai, com 23 atletas, e pela Colômbia, com 14.

As demais nacionalidades vêm, em ordem decrescente, de Paraguai, Equador, Chile, Venezuela, Itália, Espanha, Portugal, Angola, Bulgária, Nicarágua, Peru, França e República Democrática do Congo.

Botafogo e Grêmio são as equipes com mais jogadores de outros países, cada um com dez. A SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo trouxe reforços como o venezuelano Savarino, o uruguaio Damián Suárez e o paraguaio Óscar Romero.

Para esta temporada, o time gaúcho contratou o goleiro argentino Agustín Marchesín e incorporou ao elenco o argentino Pavón, o venezuelano Soteldo e Diego Costa, que é naturalizado espanhol. Os três últimos já estavam no mercado brasileiro em 2023.

A lista de clubes com mais estrangeiros segue com Internacional, Athletico-PR e Fortaleza, cada um com nove jogadores. Para Alessandro Barcellos, presidente do Inter, a possibilidade de contratar no exterior, especialmente na América do Sul, é importante pois amplia o leque de oportunidades para os clubes brasileiros.

"Também não acho que isso atrapalhe o surgimento de novos talentos no país, pois as categorias de base são a verdadeira essência de nossas raízes, tanto de parte técnica quanto financeira", afirmou.

Na visão de Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza, o histórico de ídolos estrangeiros no Brasil também favorece a vinda de jogadores. "Fica aquela imagem do vencedor, como foi o Gamarra no Corinthians, o Dario Pereira no São Paulo, o Arrascaeta hoje no Flamengo. Sem dúvida, fica no imaginário do torcedor de que é possível trazer um estrangeiro que vá ser ídolo."

"Em relação à participação dos estrangeiros, no Cuiabá temos poucos em nosso elenco. Mas votamos a favor desse tema por ser algo importante de forma coletiva", disse Cristiano Dresch, presidente do clube matogrossense, com dois estrangeiros no elenco. "Os sul-americanos, que são os principais estrangeiros que estão no Brasil, podem vir e repor essas perdas."

Entre os técnicos, são oito os profissionais estrangeiros, aumentando para 40% o percentual de treinadores não brasileiros entre os times da série A.

Quatro são argentinos -Eduardo Coudet, do Internacional, Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, Ramón Díaz, do Vasco, e Gabriel Milito, do Atlético-MG- e quatro portugueses -Artur Jorge, do Botafogo, Antônio Oliveira, do Corinthians, Abel Ferreira, do Palmeiras, e Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino.

CONFIRA ABAIXO O NÚMERO DE JOGADORES ESTRANGEIROS POR CLUBES DA SÉRIE A E POR PAÍS DE ORIGEM:

  • Botafogo e Grêmio - 10;
  • Internacional, Athletico e Fortaleza - 9;
  • São Paulo e Vasco - 8;
  • Corinthians, Atlético-MG e Criciúma - 7;
  • Flamengo, Cruzeiro, Bahia e Atlético-GO - 6;
  • Palmeiras e Red Bull Bragantino - 5;
  • Fluminense e Vitória - 3;
  • Cuiabá - 2;
  • Juventude - 0.
  • Argentina - 42;
  • Uruguai - 23;
  • Colômbia - 14;
  • Paraguai - 12;
  • Equador - 9;
  • Chile - 7;
  • Venezuela - 6;
  • Itália - 4;
  • Espanha - 2;
  • Angola, Bulgária, Nicarágua, Portugal, Peru, França e República Democrática do Congo - 1.
     

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).