Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PRODUÇÃO

Brasil reduz queima de<br> gás natural

Brasil reduz queima de<br> gás natural
28/01/2014 00:00 - AGÊNCIA BRASIL


No ano passado, o Brasil conseguiu redução recorde da queima de gás natural, com aproveitamento de 95,4% do que foi produzido. Foi o maior índice de aproveitamento e o menor volume anual de gás queimado nos campos do país desde a criação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em 1998.

Após a assinatura de um termo de compromisso entre Petrobras e a ANP, em dezembro de 2010, a estatal vem reduzindo, ano a ano, esses índices, como consequência direta da constatação de que a queima do produto estava acima dos limites permitidos pela Portaria 249/2000 da ANP.

Foi lançado, então, o Programa de Ajuste para Redução de Queima de Gás na Bacia de Campos, que traz as metas de aproveitamento de gás natural até o corrente ano, além de um plano de ação para garantir o cumprimento do objetivo. Desde então, a ANP também vem restringindo os volumes autorizados de queima extraordinária de gás natural.

De janeiro a novembro do ano passado, a produção de gás natural no país atingiu o volume de 25,64 bilhões de metros cúbicos, dos quais foram queimados ou perdidos no processo produtivo 1,16 bilhão de metros cúbicos e e 3,46 bilhões, reinjetados nos campos da estatal.

Foram disponibilizados ao mercado nacional 17,39 bilhões de metros cúbicos de janeiro a novembro do ano passado, com a Petrobras usando 3,61 bilhões de metros cúbicos para consumo próprio. 

Felpuda


É grande a expectativa em torno de qual foi a justificativa de conhecida figura que beneficiou sujeito, e este, aproveitando a, digamos, boa vontade demonstrada, simplesmente “sumiu do mapa”. Órgão nacional pediu explicações para o “benfeitor”, e o prazo já venceu. Como as decisões por lá não ficam escondidas do distinto público, logo, logo, a curiosidade deverá ser contemplada. É esperar para conferir!