Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

prévia do PIB

Brasil pode entrar em recessão

15 FEV 14 - 10h:30Correio Braziliense

A palavra recessão por anos causou calafrios aos brasileiros. Após um período de esquecimento, ela voltou a dar as caras no país em 2009, logo depois do estouro da maior crise econômica mundial desde 1929, e pode ser ouvida muito em breve. No jargão econômico, recessão técnica é quando a economia cai durante dois trimestres consecutivos. Foi isso o que aconteceu entre julho e dezembro de 2013, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), visto pelo mercado como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

No quarto trimestre do ano passado, o indicador teve queda de 0,17%. Três meses antes, havia recuado 0,21%. Os números indicam que a economia brasileira encolheu durante metade do ano passado. Não fosse o crescimento mais forte registrado entre janeiro e junho, de 1,88%, o indicador do BC teria encerrado 2013 no vermelho. No cômputo geral, apresentou alta de 2,57%, em função, também, da comparação favorável com o desempenho fraco de 2012.

Para que esses números confirmem o quadro de recessão técnica, é preciso que o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,) tenha encolhido por dois trimestres consecutivos. Esse quadro hoje é visto como possível pelos especialistas. “Esperamos um número muito próximo de zero para o PIB do quarto trimestre, mas há uma chance real de que o resultado seja negativo”, disse. Entre julho e setembro, a atividade encolheu 0,5%, causando comoção no governo.

Ainda pior do que a economia ter encolhido durante a segunda metade de 2013, afirmou Thadeu Filho, é o fato de que a esperada reação projetada para este ano ainda não aconteceu. “Não descartamos a possibilidade de que o PIB entre janeiro e março também tenha retração”, afirmou. “Caso isso aconteça, não serão dois, mas três trimestres consecutivos de queda na economia brasileira, o que é muito ruim”, apontou. 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Tratamento para tuberculose é recorde, mas 3 milhões não têm acesso
SAÚDE

Tratamento para tuberculose é recorde, mas 3 milhões não têm acesso

Everton lamenta derrota para Fortaleza, mas pede foco para decisão contra o Flamengo
FUTEBOL

Everton lamenta derrota para Fortaleza, mas pede foco para decisão contra o Flamengo

No Japão, Bolsonaro terá encontro bilateral com presidente da Ucrânia
VIAGEM

No Japão, Bolsonaro terá encontro bilateral com presidente da Ucrânia

Número de mortos em desabamento de prédio em Fortaleza sobe para 9
TRAGÉDIA

Número de mortos em desabamento de prédio em Fortaleza sobe para 9

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião