Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

HAITI

Brasil envia medicamentos e materiais hospitalares para vítimas de cólera

27 OUT 2010Por 21h:13

O Ministério da Saúde vai enviar ao Haiti medicamentos e materiais descartáveis para atender às pessoas afetadas pela epidemia de cólera no país. O governo haitiano solicitou a ajuda ao Brasil para ampliar o tratamento oferecido às milhares de vítimas da doença, causada pelo consumo de água e alimentos contaminados.

Segundo o representante brasileiro no comitê gestor Brasil-Haiti, Carlos Felipe D'Oliveira, entre outros materiais, o Ministério da Saúde enviou, principalmente, soro para hidratar os pacientes e remédio para purificar a água.

"Em função do quadro clínico, principalmente, dos quadros graves é fundamental o envio dessas soluções de Ringer e Lactato, que é uma solução para reidratação venosa para pacientes em estado grave, além disso, o material também para cloração, purificação da água já que a população continuava utilizando água do rio pra beber e o rio tem vários pontos de contaminação."

O sistema de saúde do Haiti sofre, até hoje, as conseqüências do terremoto que atingiu o país em janeiro deste ano. Carlos Felipe D'Oliveira explica que médicos brasileiros também vão ajudar a conter a epidemia.

"Além disso, nos foi solicitado dois epidemiologistas de campo que vão se juntar e vão estar trabalhando junto com o Ministério da Saúde do Haiti, que coordena todo o processo, a representação da OPAS no Haiti e a equipe de representação do Ministério da Saúde que está lá."

O representante brasileiro no comitê gestor Brasil-Haiti do Ministério da Saúde acrescentou que o Brasil estuda a possibilidade de compra emergencial de mais materiais de uso hospitalar e medicamentos para ajudar o governo haitiano.
 

Fonte: Agência do Rádio

Leia Também