terça, 17 de julho de 2018

2011

Brasil e Portugal preparam cúpula internacional

19 FEV 2011Por AGÊNCIA BRASIL00h:00

Brasil e Portugal devem ter uma reunião de cúpula neste ano em território brasileiro. A informação foi prestada pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Luís Amado. No entanto, ainda não há data definida.

Amado foi o primeiro chanceler europeu a visitar o Brasil sob o governo da presidente Dilma Rousseff. “É com enorme satisfação que participo desse encontro simbólico de ser o primeiro das relações exteriores a ser recebido no Itamaraty pelo novo governo em negociação bilateral”, afirmou o ministro de Portugal.

No encontro, foram tratados assuntos da agenda bilateral, situação econômica mundial, zona do Euro, além do conflito no mundo árabe. Pela manhã, o chanceler português foi recebido por Dilma.

Segundo Patriota, a ideia é que esse diálogo bilateral seja intensificado. “Nossas empresas no setor privado estão interagindo. Há muitos investimentos de Portugal no Brasil e o Brasil também investe na economia portuguesa. Vamos retomar o termo de cumplicidade estratégica do tipo de troca de informações a partir de realidade geográfica e desenvolvimento econômico e social distintos, mas no mesmo desejo de se posicionar como ponte no mundo, entre civilizações”.
 

Leia Também