Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Brasil é o país que mais pede remoção de conteúdo do Google

18 JUN 12 - 12h:30terra

Um relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Google mostra que houve um alarmante aumento no número de vezes que governos pediram retirada de conteúdo de seus serviços na internet nos últimos seis meses, e o Brasil tem posição de destaque no relatório de Transparência divulgado pela companhia. O País lidera o número de pedidos da Justiça para retirada de conteúdo entre julho e dezembro do ano passado, com 128 requisições, 69% delas atendidas.

"Pedidos do governo para remoção de conteúdo são altos no Brasil em relação a outros países em parte por causa da popularidade da nossa rede social, o Orkut. Em Dezembro, recebemos uma ordem judicial eleitoral que resultou na remoção de quatro perfis do Orkut para conteúdos relacionados a campanhas políticas", afirmou o Google no site.

Já na lista que reúne os pedidos de retirada de conteúdo por governos, o Brasil aparece em quarto lugar, com 66 requisições, 26% delas atendidas. Neste quesito, a lista é liderada pela Índia, seguida por Coreia do Sul e Estados Unidos. O Google afirma que os pedidos para retirada de conteúdo variam de país para país. "Algumas remoções de conteúdo são solicitados devido a alegações de difamação, enquanto outras são devido a alegações de que o conteúdo viola as leis locais que proíbem o discurso de ódio ou pornografia", afirma a companhia.

O Google divulgou também o número de pedidos de tribunais e governos por dados pessoais de usuários. A lista é liderada pelos Estados Unidos, com 6.321 pedidos, seguido por Índia, com 2.207. O Brasil aparece em terceiro, com 1.615 requisições entre julho e dezembro de 2011, 90% delas atendidas.

Esta é a quinta vez que o relatório de Transparência do Google é publicado desde 2010. "Assim como todas as outras vezes, fomos requisitados a retirar discursos políticos. É alarmante, não só porque a liberdade de expressão está em risco, mas porque algumas dessas solicitações vêm de países que você não suspeitaria - democracias ocidentais não tipicamente associados com a censura", afirmou, em nota, o analista sênior de política do Google, Dorothy Chou.

A lista completa de pedidos de remoção de conteúdo está disponível no site do Relatório de Transparência do Google (em inglês).

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

GRUPO DE EXTERMÍNIO

Jamil Name e filho são acusados de tráfico de armas, milícia privada e corrupção ativa e extorsão

Promotor do Gaeco ofereceu nova denúncia contra suposta organização criminosa
Bahia vence Grêmio no Sul e embola briga pelo G6
BRASILEIRÃO

Bahia vence Grêmio no Sul e embola briga pelo G6

No elenco de "Bom Sucesso", Gabriel Contente aprofunda relação com o basquete diante do vídeo
RAIO-X

No elenco de "Bom Sucesso", Gabriel Contente aprofunda relação com o basquete diante do vídeo

Na estreia de Mancini, Atlético-MG e CSA empatam em jogo movimentado no Rei Pelé
BRASILEIRÃO

Na estreia de Mancini, Atlético-MG e CSA empatam em jogo movimentado

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião