Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

estudo

Brasil é o 8º país mais infectado por vírus no mundo

13 ABR 2011Por folha.com05h:47

O Brasil é o oitavo país que apresenta alto número de infecção por vírus de computadores, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela empresa de segurança Panda Labs: em quase 50% das máquinas analisadas, houve a detecção de algum tipo de código malicioso com intuito de roubar ou corromper dados.

Em países que encabeçam a lista --na ordem de maior volume de infecções, China, Tailândia e Japão-- a proporção chega a 70%.

A companhia não informa, contudo, quantos computadores foram checados por país.

Peru e Equador são os que apresentam taxas mais baixas de vírus, com índices entre 30% e 40% dos computadores analisados.

"BIÓTIPOS"

No Brasil, o cavalo de Troia é a forma mais corriqueira de contaminação dos computadores: são 64,53% dentre os códigos nocivos encontrados. O programa malicioso age tal como a lenda homônima, se infiltrando no computador a fim de abri-lo para uma possível invasão virtual.

Formas tradicionais de vírus que infectam o computador e tentam se espalhar para outros vêm em segundo lugar, com 9,68% das contaminações.

Worms, que são semelhantes aos vírus (mas que, diferentemente destes, não precisam de um programa "hospedeiro" para se espalhar) aparecem com 8,92%.

O relatório também indica a propagação de códigos maliciosos para smartphones --apenas no Android Market, programas enganosos foram baixados 50 mil vezes em quatro dias, diz a Panda Labs.

Leia Também