sexta, 20 de julho de 2018

Celulose

Brasil é o 4º maior produtor mundial de celulose

4 NOV 2010Por Vera Halfen14h:05

O Brasil subiu da 6ª para a 4ª posição no ranking dos maiores produtores de celulose e já é o 11º principal produtor de papel do mundo, segundo a associação Brasileira de Celulose e Papel da Esalq-USP. Em 2009, o mercado brasileiro movimentou mais de R$ 50 bilhões. A expansão das florestas plantadas de eucalipto e pinus, cresceu 5% ao ano, no período de 055 a 2008. Em 2009, por conta da crise econômica, desacelerou para 2,5%.

De acordo com o Anuário Estatístico da ABRAF (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas), no ano passado a área chegou a 6,7 milhões de hectares. A maior parte dessas produções é de eucalipto, matéria-prima para a fibra curta - usada na fabricação de papéis de impressão e sanitários. A outra espécie é o pinus, que gera fibras longas para embalagens.

A indústria da celulose é, hoje, quase toda certificada e obediente à legislação florestal. Por depender do bom funcionamento dos ecossistemas em que estão instaladas, a maioria das empresas preserva as matas que protegem os rios e cumprem rigorosamente a reserva legal.

Leia Também