Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

ECONOMIA

Brasil colocará mais água na gasolina

26 MAR 2011Por Da Redação08h:15

A Agência nacional de Petróleo vai interferir nesta onda de aumentos dos combustíveis. Para tanto, autorizou o aumento na quantidade de água no álcool anidro, que é misturado à gasolina vendida nos postos. A mudança, temporária, visa permitir a importação de álcool dos Estados Unidos.

Desde ontem, o etanol anidro pode ter até 1% de água, que é a especificação no exterior. Antes, no Brasil, o teor máximo era de 0,4%. O limite para o etanol ser considerado anidro é 1% de água. No longo prazo, a mudança pode ser prejudicial ao motor. A medida vale até 30 de abril, quando termina a entressafra de cana no centro-sul. Conforme resolução publicada pela ANP, o teor real de etanol no combustível cai de 98% para 92,1%. A mudança não afeta o álcool combustível (hidratado), vendido nos postos.

 Importação

Um carregamento de gasolina importado pela Petrobras chegará ao Brasil até o dia 15 de abril para garantir o fornecimento ao aquecido mercado doméstico, informou ontem o diretor de abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa. Segundo ele, a gasolina será armazenada e utilizada em caso de necessidade. "A gente vai trazer e armazenar. Se precisar usa, se não precisar não usa", disse o executivo. "No ano passado a gente importou para 10 dias, não deve ser muita coisa diferente disso", afirmou.

Leia Também