Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Brasil assina acordo para reduzir spams via SMS e roubo de celular

26 FEV 14 - 07h:00g1

As operadoras de telefonia brasileira, governo brasileiro e a GSMA (associação internacional das companhias de telecomunicações) firmaram nesta terça-feira (25) um acordo para reduzir o número de roubos de aparelhos celular e diminuir o número de spam enviados por SMS.

Estabelecido pelo Ministério das Comunicações, por parte do governo brasileiro, o acordo propõe também um trabalho conjunto para ampliar a implantação da banda larga móvel. A pasta construirá regras mais claras para a utilização do espectro e que sejam mais propícias a ferramentas de saúde móvel, pagamentos móveis e de conexão máquina-a-máquina.

As operadoras envolvidas são Algar Telecom, Claro, Nextel, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo. Junto da GSMA, elas se comprometeram a controlar o envio de spam por mensagem de texto.

Para identificar os spammers, as empresas passam a usar o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA, um sistema para o qual os SMS não solicitados devem ser encaminhados por meio do número *7726.

A ferramenta rastreará o spam e dará às operadoras informações como origem, tamanho e intenção. Como também identifica o padrão de crescimento dessas mensagens, o serviço pode ajudar as companhias a isolar a disseminação desses spams e evitar que se espalhem para a rede de outras operadoras.

Além disso, as companhias se comprometerem a diminuir o número de roubos de celular, já que o Brasil tem a segunda maior taxa de aparelhos roubados do mundo, com mais de um milhão por ano.

Os esforços delas focarão em minar a atratividade desses dispositivos. Para isso, as teles compartilharão os números de identificação (IMEI) dos celulares roubados no banco de dados da GSMA para que as outras empresas possam bloquear o aparelho.

Além disso, as companhias passarão a promover canais de contato para denúncia de pornografia infantil. Mensagens de texto serão enviadas aos seus clientes informando os serviços do SaferNet e do Disque 100.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Tratamento para tuberculose é recorde, mas 3 milhões não têm acesso
SAÚDE

Tratamento para tuberculose é recorde, mas 3 milhões não têm acesso

Everton lamenta derrota para Fortaleza, mas pede foco para decisão contra o Flamengo
FUTEBOL

Everton lamenta derrota para Fortaleza, mas pede foco para decisão contra o Flamengo

No Japão, Bolsonaro terá encontro bilateral com presidente da Ucrânia
VIAGEM

No Japão, Bolsonaro terá encontro bilateral com presidente da Ucrânia

Número de mortos em desabamento de prédio em Fortaleza sobe para 9
TRAGÉDIA

Número de mortos em desabamento de prédio em Fortaleza sobe para 9

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião