Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FEMININO

Brasil apanha do Japão e dá adeus no futebol

Brasil apanha do Japão e dá adeus no futebol
03/08/2012 14:05 - terra


A Seleção Brasileira feminina de futebol bem que tentou, mas não conseguiu passar contra o atual campeão mundial da categoria e deu adeus à Olimpíada de Londres. Favorito, o Japão fez valer o status de melhor time do mundo em 2011 e foi extremamente superior ao rival sul-americano do começo ao fim do confronto das quartas de final desta sexta-feira, vencendo por 2 a 0 e seguindo firme na briga pelo ouro. O Brasil, por sua vez, firmou sua pior campanha olímpica na história da modalidade, já que havia alcançado ao menos a semifinal em todas as vezes que disputou.

Com uma atuação bem abaixo do esperado no Millenium Stadium - principalmente de Marta, que não foi nem sombra da jogadora que assombrou o mundo nos anos anteriores -, as meninas do Brasil até dominaram os primeiros 20 minutos do confronto, mas caíram de produção e viram o Japão tomar o controle das ações. Com Aya Miyama e Shinobu Ohno buscando finalizações de fora da área, o time asiático passou a dominar.

E o gol não demorou para sair. Com Ogimi Yuki, as japonesas abriram o placar e acuaram ainda mais as brasileiras. Marta, apagada, só conseguia aparecer na partida em cobranças de bola parada, como faltas e escanteios, enquanto Cristiane e Formiga se viravam como podiam no ataque verde e amarelo.

Na segunda etapa, a Seleção continuou apática. Com a experiência de quem é o atual campeão mundial da categoria, o Japão fazia o tempo passar com a bola nos pés e se fechava no campo de defesa explorando os contra-ataques. Até que saiu o gol da classificação: aos 28min, com Shinobu Ohno.

O Brasil se despede dos Jogos Olímpicos de Londres com uma amarga eliminação nas quartas de final sem conseguir repetir os desempenhos de Pequim (2008) e Atenas (2004), quando alcançou a decisão e sucumbiu, levando para casa a medalha de prata. A equipe verde e amarela também já havia sucumbido na etapa de quartas na Copa do Mundo do ano passado.

Já o Japão segue vivo nos Jogos Olímpicos de Londres e encara na semifinal a França, que despachou a Suécia na etapa anterior. As asiáticas igualaram também o desempenho da Olimpíada de Pequim, quando sucumbiram na semi contra os Estados Unidos e perderam na disputa do bronze para a Alemanha.

Felpuda


As conversas vêm acontecendo muito, mas muito reservadamente mesmo, e dão conta de que suplente poderá receber convocação, assumir a titularidade do cargo e por lá ficar por tempo indeterminado. Como é óbvio, tem gente jurando que nunca ouviu nem sequer falar sobre o assunto. O motivo não seria nada ligado a possíveis atos de irregularidades, mas sim por problemas de ordem pessoal.