Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sábado, 15 de dezembro de 2018

Bovespa se recupera após 4 quedas; TIM e B2W disparam

6 MAI 2011Por folha18h:16

A surpresa positiva com o mercado de trabalho dos Estados Unidos e a inflação no Brasil permitiram um dia de recuperação da Bovespa nesta sexta-feira, cujo principal índice subiu após quatro baixas seguidas.

Notícias corporativas também deram impulso a ações específicas, como Lojas Americanas, B2W e TIM Participações, com alta superior a 7 por cento.

O principal índice das ações brasileiras teve alta de 1,59 por cento, a 64.417 pontos. Na semana, a queda acumulada foi de 2,59 por cento. O giro financeiro do pregão foi de 6,49 bilhões de reais.

A economia dos Estados Unidos criou 244 mil postos de trabalho no mês passado, a maior quantidade em 11 meses, ante previsão de economistas de 186 mil.

Por aqui, a inflação medida pelo IPCA subiu menos que o esperado, 0,77 por cento em abril, após alta de 0,79 por cento em março, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Analistas ouvidos pela Reuters previam alta de 0,84 por cento.

"O IPCA hoje deu uma notícia boa, trouxe um alívio. Criou um ar mais benigno em termos de inflação", disse Rossano Oltramari, analista-chefe da XP Investimentos.

A subida dos preços e a incerteza sobre as medidas do governo para reverter esse cenário são apontados como um dos principais motivos para a queda do Ibovespa ao longo de 2011, que ainda soma mais de 7 por cento.

"Mas por enquanto é apenas uma correção (da bolsa). Operando acima de 64 mil (pontos) há uma sinalização positiva, mas se perder os 64 mil pode ficar complicado", completou, apontando a divulgação de dados na China (quarta-feira) e nos Estados Unidos e Europa (quinta e sexta-feira) como os principais eventos a serem monitorados na semana que vem.

NOTÍCIAS CORPORATIVAS

Dentro do Ibovespa, notícias corporativas fizeram algumas ações dispararem. Foi o caso de Lojas Americanas e B2W, com alta de 9,67 e 7,94 por cento, a 15,20 e 23,10 reais, respectivamente.

"Lojas Americanas continua apresentando melhoras consistentes nas operações", escreveram Marcel Moraes e Antonio Gonzalez, do Credit Suisse, que colocam 20 reais como preço-alvo para o papel.

TIM Participações também se destacou, com alta de 7,78 por cento das ações preferenciais, a 7,48 reais, após o anúncio da proposta da empresa para entrar no Novo Mercado.

"A notícia surpreende", afirmou a equipe de análise do Banco Fator. "A GVT (antes da compra pela Vivendi) negociava com prêmios 2 vezes maior do que os concorrentes quando era empresa aberta por ser a única no Novo Mercado."

Vale PN caiu 0,27 por cento, a 44,35 reais. Apesar da mineradora ter divulgado um lucro recorde no primeiro trimestre, de 11,3 bilhões de reais, a empresa deve investir menos que o previsto em 2011.

Favorecidas pelo número mais brando do IPCA, as ações do setor de construção subiram 2,88 por cento, segundo o indice imobiliário da Bovespa. PDG Realty, com mais destaque, subiu 5,56 por cento, a 8,93 reais.

Na contramão, as ações que mais perderam foram da Petrobras, com baixa de 1,16 por cento das ordinárias e de 1,06 por cento das preferenciais. O petróleo teve a quinta queda seguida nos Estados Unidos, voltando a fechar abaixo de 100 dólares por barril.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também