domingo, 22 de julho de 2018

Campeonato Brasileiro

Botafogo joga a toalha em relação ao título

11 NOV 2010Por Gazeta Esportiva15h:27

Com 56 pontos conquistados, o Botafogo ficou muito distante de conquistar o título do Campeonato Brasileiro ao empatar por 2 a 2 com o Ceará na noite de quarta-feira. Dependendo o desfecho da rodada, no fim de semana, o time poderá, inclusive, deixar a zona de classificação para a Libertadores. Diante deste cenário o técnico Joel Santana e os jogadores, que desembarcaram no Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira, sem esconderem o desânimo, jogaram a toalha em relação ao título nacional. O foco passa a ser apenas a vaga na principal competição de clubes da América do Sul.

"Precisamos mostrar a realidade e falar a verdade para os nossos torcedores. Título não dá mais, pois os nossos concorrentes conseguiram abrir uma boa vantagem. Temos que focar agora na conquista de uma vaga na próxima Copa Libertadores, pois isso é bem possível e teremos dois jogos pela frente na nossa casa, onde temos a responsabilidade de vitória", explicou Joel.

Os jogadores botafoguenses concordam com o comandante. "Infelizmente cometemos alguns erros não compatíveis com um time que pretende ser campeão e isso custou as nossas chances de título. Conversamos muito no vestiário, mas dentro de campo estamos pecando, abusando dos chutões. Agora é focar na conquista de uma vaga na Copa Libertadores, que ficou ameaçada por conta dos empates contra Avaí e Ceará", disse o atacante Caio.

O Botafogo poderá perder no fim de semana a quarta colocação, que só vai garantir a vaga na Copa Libertadores caso o ganhador da Copa Sul-Americana não seja uma equipe brasileira. Isso porque o Atlético-PR e o Grêmio, que possuem 53 pontos, podem ultrapassar o Glorioso caso vençam seus compromissos. O Furacão tem a tarefa mais simples, pois recebe o lanterna Grêmio Prudente na Arena da Baixada. Já os gremistas visitam o Santos, na Vila Belmiro, em confronto que tem tudo para ser mais complicado.

Com a antecipação do confronto diante do Ceará, o Botafogo só voltará a jogar no dia 21 de novembro, quando recebe o Internacional no Engenhão. Para este compromisso, o time deverá estar bem mais encorpado, pois terá o retorno do zagueiro Antônio Carlos e do volante Marcelo Mattos, que cumpriram suspensão contra o Ceará. O volante Somália, que se recupera de lesão muscular na coxa direita, também deverá reunir condições de atuar.

A diretoria do Botafogo tentará ainda conseguir a liberação do lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, que não pode enfrentar o Internacional por questões contratuais, uma vez que o Colorado é dono dos direitos federativos do jogador. Para contar com o atleta, o Glorioso terá que pagar multa de R$ 150 mil. Porém os dirigentes botafoguenses tentam conseguir a liberação na base da diplomacia, pois o Internacional está apenas cumprindo tabela no Campeonato Brasileiro e uma vitória alvinegra pode prejudicar o Grêmio, rival eterno do Colorado.

O elenco botafoguense, ganhou o restante do dia e a sexta-feira de folga. Provavelmente o retorno aos treinos acontecerá na manhã de sábado.
 

Leia Também