domingo, 15 de julho de 2018

SÉRIE A

Botafogo interrompe série de empates ao passar pelo Vitória

23 OUT 2010Por 19h:37

Com um gol de Marcelo Cordeiro no fim do primeiro tempo, o Botafogo venceu por 1 a 0 o Vitória, neste sábado, no Engenhão, e alcançou provisioriamente a zona de classificação para a Libertadores. Além disso, o alvinegro conseguiu acabar com a série de oito empates da equipe no Campeonato Brasileiro. Já os baianos passam a torcer contra o Atlético-MG para não terminar a rodada na zona de rebaixamento. Os cariocas chegaram a 48 pontos e vão dormir na quinta colocação, com 48 pontos. Já o rubro-negro segue com 34, em 16º.

Na próxima rodada, o Botafogo vai até Minas Gerais encarar o Atlético-MG, no domingo. No dia anterior, o Vitória vai receber o Vasco no Barradão.

O jogo 

Sob chuva forte, a partida começou movimentada, com as duas equipes buscando o ataque. A primeira boa chance foi do Botafogo, logo aos dois minutos. O volante Marcelo Mattos arriscou de fora da área aproveitando o gramado molhado. O goleiro Viáfara deu rebote, mas conseguiu se recuperar antes da chegada de Jobson. Cinco minutos depois, foi a vez de Jobson fazer boa jogada pela direita e cruzar na área. No entanto, nenhum alvinegro chegou a tempo de finalizar para o gol baiano.

A resposta do Vitória veio aos oito minutos. O meia Ramon cobrou falta, o goleiro Jéfferson espalmou para o meio da área e o zagueiro Wallace, sozinho, conseguiu chutar para fora desperdiçando ótima chance de abrir o placar no Engenhão. Dois minutos depois, o atacante Júnior fez boa jogada e tocou para Ramon. O veterano finalizou colocado, mas por cima do gol alvinegro.

O jogo seguia corrido e o Botafogo voltou a chegar com perigo aos 12 minutos. Após escanteio cobrado, o atacante Loco Abreu cabeceou, mas por cima do gol de Viáfara. Após o lance, as duas equipes passaram a ficar mais atentas na defesa. Com isso, os lances de perigo diminuíram. No entanto, tanto Botafogo quanto o Vitória permaneciam rondando os gols adversários.

Quando parecia que o empate seguiria até o intervalo, o Botafogo conseguiu abrir o placar aos 44 minutos. O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro cobrou falta com categoria no ângulo de Viáfara, que nada pode fazer. O gol alvinegro animou a torcida e deu tranquilidade para os donos da casa irem para o vestiário com a vantagem.

No segundo tempo, o Vitória iniciou tentando impor uma pressão em busca do empate no Engenhão. No entanto, os baianos não conseguiam chegar com perigo ao gol alvinegro. Já o Botafogo perdeu grande chance de ampliar aos cinco minutos. Após boa jogada do lateral-direito Alessandro, Marcelo Mattos aproveitou a deixada de Lúcio Flávio e finalizou na marca do pênalti. No entanto, o volante colocou a direita do gol de Viáfara.

A partida seguiu com o mesmo panorama, com o Vitória tendo o domínio da posse de bola e o Botafogo buscava se aproveitar dos contra-ataques. Os visitante assustaram aos 19 minutos, após cobrança de falta de Bida, que o goleiro Jéfferson só ficou olhando a bola ir para fora. A resposta dos donos da casa veio três minutos depois, com Somália, mas o volante chutou fraco para fácil defesa de Viáfara.

Aos poucos, o Botafogo foi recuando e passou a dar espaço para que o Vitória atacasse com mais tranquilidade. Com isso, a partida passou a ficar basicamente sendo disputada no campo de defesa dos donos da casa. Nos minutos finais, o alvinegro conseguiu segurar a vantagem no placar e fez a festa da torcida que foi ao Engenhão.

 

Gazeta Press
 

Leia Também