Campo Grande - MS, sábado, 18 de agosto de 2018

MERGULHADORES

Bombeiros promovem primeiro encontro

1 ABR 2011Por DA REDAÇÃO00h:00

Bombeiros mergulhadores que atuam no Estado podem se inscrever para o primeiro encontro que vai reunir os profissionais da categoria entre os dias 27 e 29 de abril em Ponta Porã. Segundo o instrutor, tenente-coronel Marcos de Sousa Meza, a iniciativa tem como objetivo promover o encontro destes mergulhadores de resgate das diversas unidades de Mato Grosso do Sul para a integração dos profissionais e atualização dos conhecimentos na área. “Assim nós criamos um canal de diálogo e promovemos uma educação continuada”, afirma o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros.

O 1º Encontro de Mergulhadores de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar vai atualizar os profissionais sobre os procedimentos adotados em atividades de mergulho de resgate, contextualizando as mais novas doutrinas adotadas em mergulhos de resgate e autônomos utilizados no Brasil e no mundo. A capacitação também vai credenciar os bombeiros interessados junto à National Association Underwater Instructor (Naui). A instituição está entre as mais respeitadas no mundo para níveis básicos e avançados de mergulho. O credenciamento da Naui para mergulhadores tem validade em todos os países.

Para o instrutor tenente-coronel Meza, a capacitação começa a criar a cultura da reunião dos profissionais do Estado e discute questões importantes para a atividade, “porque o mergulho é muito técnico, tem questões fisiológicas e um amplo planejamento para a atividade”, avalia Meza. Ele também explica que o encontro vai permitir a discussão de novas temáticas, como a apresentação da proposta do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) de reabrir as cavernas localizadas na região da Serra da Bodoquena. “Com a reabertura destas cavernas precisaremos de mergulhadores especializados neste tipo de mergulho, então é importante saber quem está capacitado para esta atividade e quem se dispõe a se especializar neste campo de atuação”, esclarece o instrutor.

O encontro será realizado no 4º Grupamento de Bombeiros de Ponta Porã, com número limitado a 30 vagas somente para bombeiros. Civis que desejarem participar das palestras podem se inscrever como ouvintes – neste caso não há certificação. Oficiais qualificados ministrarão as palestras do encontro que também terá exposição de materiais e demonstração prática com mergulhos em águas confinadas (piscinas) e em águas abertas na pedreira, no município de Dourados. A direção do curso informa que o equipamento individual de mergulho autônomo ficará a cargo de cada participante.

As inscrições devem ser feitas no grupamento; mais informações através do telefone (67) 3431-9253.

Leia Também