Campo Grande - MS, domingo, 19 de agosto de 2018

CFAP

Bombeiros ganham reforço de 150 soldados em junho

30 MAR 2011Por DA REDAÇÃO00h:01

Os 105 alunos-soldados  que estão sendo preparados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) para atuar nos quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o Estado têm data prevista de formação para o dia 3 de junho. Os alunos convocados em setembro de 2010 fazem parte dos 500 homens incorporados à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) somente no ano passado.

De acordo com o comandante do Cfap, tenente-coronel Robinson Aparecido Moreira, após a formação, o efetivo será distribuído nos 25 municípios do Estado, onde há uma unidade do Corpo de Bombeiros. “Eles serão divididos conforme a necessidade de cada corporação. Vamos levar em conta a necessidade de maior efetivo, como por exemplo na Capital, onde as ocorrências são em número bem maior e mais complexas”.

Os alunos, que estão sendo formados para se tornarem soldados do Corpo de Bombeiros, iniciaram no dia 1º de setembro um curso de 40 semanas, com 21 disciplinas. Ao todo, são 1.400 horas/aula até a conclusão do curso prevista para o início de junho. Entre as disciplinas cursadas pelos alunos estão: legislação e doutrina militar, salvamento terrestre e em altura, combate a incêndio e instrução de busca e resgate em matas e cerrados.

 Os futuros bombeiros já estão a campo desde dezembro do ano passado concluindo as 300 horas de estágio supervisionado. “ Os  alunos participaram de um estágio no fim de ano nas unidades operacionais da Capital. Todo o fim de semana os alunos trabalham realizando o atendimento pré-hospitalar e também compõem o esforço da guarda no Centro de Formação”, explicou o tenente-coronel. Segundo ele, no carnaval, os alunos também foram designados para reforçar o efetivo nos municípios que receberam o maior número de foliões.

Treinamento no campo

Segundo o tenente - coronel Robinson,  no mês que vem os alunos participam de instruções e treinamento em campo realizado na área rural do município de São Gabriel do Oeste. Durante  quatro dias todo o efetivo do Centro de Formação participará de uma capacitação com instruções e dicas sobre busca e resgate em matas e cerrados e sobrevivência em campo. À medida que a capacitação for avançando, os novos soldados serão gradativamente direcionados para atuação em atividades que envolvem mais risco.

Leia Também