Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

Bolsa inteligente evita que você estoure o limite de seu cartão de crédito

Bolsa inteligente evita que você estoure o limite de seu cartão de crédito
02/02/2014 03:00 - adrenaline


Depois do garfo que ensina você a comer no ritmo adequado, qual outro problema cotidiano você quer que seus objetos resolvam por você? Se está pensando em algo que controle seus gastos com o cartão de crédito, esta solução vai te interessar: o site de comparação de preços australiano Finder criou o projeto iBag (a patente do nome com certeza está pendente, e deve irritar uma certa empresa), uma bolsa inteligente desenvolvida para te impedir de gastar demais, já que você não consegue isto.

A bolsa vem equipada com um computador baseado em Arduíno, com um sistema de GPS interno. A iBag tem acesso ao seu perfil de gastos do cartão de crédito, e ao perceber que vocês está chegando em uma área em que "você costuma passar da conta", a bolsa manda um SMS para seu celular ou para outra pessoa, com uma mensagem do tipo "Alerta: Jen acaba de tirar sua carteira próximo a uma área de alto gasto".

Para evitar que você gaste demais, a bolsa usará de técnicas mais suaves, como acionar um LED vermelho indicando que você está em uma área de alto consumo, ou até partindo para a "grosseria", com um mecanismo que trava a abertura da bolsa nestes locais.

LEDs em ação

Para as feministas que se incomodaram com a escolha do formato do produto (uma bolsa feminina), os desenvolvedores do projeto afirma que o estilo foi escolhido baseado em uma pesquisa que aponta o publico feminino como o mais suscetível a gastos exagerados no cartão, mas sem descartar a possibilidade de criação de um equivalente para os homens.

O iBag tem grandes chances de não sair do papel, e irá depender do interesse pelo produto. No momento a Finder está registrando os potenciais compradores da bolsa, que será vendida pelo preço estimado de 199 dólares australianos (equivalente a aproximadamente 430 reais na cotação de hoje). Segundo a empresa, o principal objetivo do produto, na realidade, é a conscientização sobre um problema: um a cada quatro consumidores não pagam toda sua fatura no cartão de crédito, e quase metade destes fazem ao menos três compras impulsivas por mês.

Felpuda


As pré-candidaturas bizarras estão se espalhando nas redes sociais, nos perfis de quem acredita que esse tipo de “campanha eleitoral” poderá resultar em votos e até levar à conquista de uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande. Se antes isso era visto apenas no horário eleitoral na TV, agora está se espalhado como erva daninha nas redes. Como diria vovó: “Esse povo ainda se acha!” Afe!