Quarta, 13 de Dezembro de 2017

Bolsa fecha em alta e tem 2ª semana no azul

14 FEV 2014Por Folhapress17h:45

Acompanhando o bom humor externo, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou hoje em alta de 0,81%, aos 48.201 pontos. Com este desempenho, o índice teve avanço de 0,27% -segunda valorização semanal seguida.

As ações da ALL lideraram com folga a lista dos maiores ganhos do Ibovespa, com alta de 19,44%, após ter informado ao mercado que houve avanço na conversa com a Rumo Logística, subsidiária da Cosan, para uma eventual fusão entre ambas as companhias.

Reportagem publicada pelo jornal "Valor Econômico" sugeriu que o negócio pode ser finalizado na próxima semana, o que ajudou a impulsionar os papéis da ALL na Bolsa. As ações da Cosan também tiveram forte ganho, de 4,98%, o terceiro maior entre as 72 ações que compõem o Ibovespa.

"A disparada é compreensível. Será criada uma nova empresa, ainda maior, num setor promissor que é o de logística. Claro que a manutenção da alta dos papéis vai depender dos detalhes da operação, mas, por ora, o mercado avalia a notícia como positiva. Sempre que há uma informação como essa, é natural que haja um movimento especulativo com as ações", diz Pedro Galdi, analista-chefe da SLW Corretora.

Segundo Pedro, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Europa e o dado de inflação na China pesaram positivamente sobre os mercados internacionais hoje, dando suporte ao ganho da Bolsa brasileira. As principais Bolsas europeias e asiáticas fecharam no azul.

"Nos EUA, apesar de a produção industrial ter vindo fraca, os índices americanos se ajustaram às perdas recentes e operam em alta", diz Galdi. Às 17h36 (de Brasília), o Dow Jones subia 0,78%, enquanto S&P 500 tinha ganho de 0,54% e o Nasdaq, de 0,15%. As Bolsas dos EUA fecham por volta de 19h30 (de Brasília).

Resultados
O dia de hoje foi marcado pela repercussão de resultados de empresas na Bovespa. Os papéis da BM&FBovespa, administradora da Bolsa nacional, subiram 3,68%, mesmo após a companhia ter apresentado queda de 16,2% no lucro líquido do quarto trimestre do ano passado, ante mesmo período de 2012, para R$ 182,1 milhões.

Os papéis de PDG Realty e Klabin, que também repercutiram resultados do quarto trimestre do ano passado, fecharam com avanços de 3,07% e 4,44%, respectivamente.

Já as ações mais negociadas da Usiminas tiveram perda de 4,07% no dia, ficando no topo das perdas do Ibovespa nesta sexta-feira. O mercado avaliou que o resultado financeiro da siderúrgica mineira afetou seu lucro no quarto trimestre de 2013, apesar do resultado operacional ter ficado praticamente em linha com as estimativas de analistas.

Leia Também