Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

POLÍTICA ASSISTENCIAL

Bolsa Família oferece cursos a distância para gestores a partir de hoje

Bolsa Família oferece cursos a distância para gestores a partir de hoje
10/03/2011 09:00 - portal brasil


Técnicos e gestores municipais e estaduais do Programa Bolsa Família poderão se inscrever, a partir desta quinta-feira (10) nos cursos à distância oferecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). As inscrições e mais informações sobre o curso estarão disponíveis na página do ministério . O portal de capacitação disponibiliza, além de cursos, orientações para inscrições e navegação.

As aulas terão início no dia 28 de março, e terão como tema seis aplicativos que fazem parte do Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF): Controle de Acesso; Adesão Municipal; Adesão Estadual; Formulários; Upload e Download; e Integração do Sicon.

Com a implantação do portal de educação a distância e a disponibilização dos cursos do SIGPBF, o MDS espera ampliar e diversificar sua capacidade de oferecer capacitações técnicas e fortalecer o sistema de gestão compartilhada e descentralizada dos programas sociais.

Histórico

Em 2007, o MDS lançou a capacitação a distância para a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Bolsa Família, como parte do Programa Gestão Social com Qualidade.

A capacitação formou 9.550 agentes públicos, por meio de parceria com o consórcio formado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e a Universidade Carioca (UniCarioca), com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Após o encerramento da parceria, o MDS decidiu manter a oferta de capacitações aos gestores e técnicos municipais e estaduais, a partir do conhecimento acumulado na área.

Felpuda


Dez vereadores da Capital mudaram de partido na tentativa de encarar a reeleição ou, dependendo do caso, disputar a vaga de vice-prefeito. Legendas foram “engordadas”, outras entraram em estado de inanição e outras ainda simplesmente sumiram do mapa. Que ninguém ouse perguntar a quem “trocou de camisa” qual a linha programática dos partidos em que agora estão filiados. Seria para eles, digamos, questão de pouca importância. Política tem dessas coisas...