Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

pela Anatel

Bloqueio de celulares não homologados começa após Copa

10 JAN 14 - 09h:30meunovocelular

No mês de junho deste ano o Sindicato Nacional das Operadoras de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) divulgou que estará implantando no Brasil um sistema de bloqueio de sinal de celulares. O foco são os dispositivos piratas, comumente apelidados de “Xing-ling”, que estão em uso no território nacional. Os aparelhos que se encaixam nessa categoria são aqueles que não foram devidamente homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e que por isso mesmo não tem a autorização necessária para estarem funcionando dentro da legalidade no Brasil.

Inicialmente tinha-se a expectativa de que o referido sistema começasse a funcionar no país a partir do mês de março de 2014. Entretanto, novas informações afirmam que o mesmo deverá entrar em vigor apenas após a realização da Copa do Mundo de 2014, que irá ocorrer entre os meses de junho e julho de 2014.

De acordo com informações divulgadas pela Revista VEJA, o motivo do atraso na implantação do sistema seria algo mais do tipo “técnico”. Como o sistema bloquearia sinais de celulares não homologados no Brasil, os dispositivos trazidos pelos turistas também seriam bloqueados. De acordo com Sérgio Kern, porta-voz do Sinditelebrasil, provavelmente a maioria dos estrangeiros devem trazer seus celulares para o evento esportivo, se caso o sistema estiver operando, esses aparelhos seriam considerados irregulares e consequentemente não funcionariam.

Ainda segundo Kern, diversas operadoras de telefonia solicitaram a Anatel na segunda quinzena deste mês que o bloqueio dos celulares fosse feito levando em consideração o cadastro único de códigos internacionais de identificação de dispositivos móveis (Imei, na sigla original em Inglês). O Imei nada mais é do que um tipo de código que todo aparelho (celular) possui. Não obstante as medidas a serem tomadas, o que as operadoras não querem mesmo é correr o risco de que os visitantes fiquem sem comunicação em sua estada em terras brasileiras.

Outro detalhe é que esse bloqueio não será válido para uma gama considerável de aparelhos trazidos de fora do país. De acordo com o Sinditelebrasil, isso se dará pelo fato de que os dispositivos homologados pela Anatel não serão inutilizados. Por exemplo, caso alguém compre um Galaxy S4 fora do país e o traga para cá, ele não será afetado uma vez que o mesmo dispositivo é vendido por aqui dentro da lei.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Teste da nova BMW R 1250 GS Adventure
CORREIO VEÍCULOS

Teste da nova BMW R 1250 GS Adventure

Felpuda

NOVO SISTEMA

Pedidos de refúgio no Brasil podem ser feitos apenas pela internet

PRODUÇÃO REDUZIDA

Após drones, preços de combustíveis podem aumentar no mundo

Petrolífera saudita Aramco disse que produção cairá 50%

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião