Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PELA ANATEL

Bloqueio de celulares não homologados começa após Copa

Bloqueio de celulares não homologados começa após Copa
10/01/2014 09:30 - meunovocelular


No mês de junho deste ano o Sindicato Nacional das Operadoras de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) divulgou que estará implantando no Brasil um sistema de bloqueio de sinal de celulares. O foco são os dispositivos piratas, comumente apelidados de “Xing-ling”, que estão em uso no território nacional. Os aparelhos que se encaixam nessa categoria são aqueles que não foram devidamente homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e que por isso mesmo não tem a autorização necessária para estarem funcionando dentro da legalidade no Brasil.

Inicialmente tinha-se a expectativa de que o referido sistema começasse a funcionar no país a partir do mês de março de 2014. Entretanto, novas informações afirmam que o mesmo deverá entrar em vigor apenas após a realização da Copa do Mundo de 2014, que irá ocorrer entre os meses de junho e julho de 2014.

De acordo com informações divulgadas pela Revista VEJA, o motivo do atraso na implantação do sistema seria algo mais do tipo “técnico”. Como o sistema bloquearia sinais de celulares não homologados no Brasil, os dispositivos trazidos pelos turistas também seriam bloqueados. De acordo com Sérgio Kern, porta-voz do Sinditelebrasil, provavelmente a maioria dos estrangeiros devem trazer seus celulares para o evento esportivo, se caso o sistema estiver operando, esses aparelhos seriam considerados irregulares e consequentemente não funcionariam.

Ainda segundo Kern, diversas operadoras de telefonia solicitaram a Anatel na segunda quinzena deste mês que o bloqueio dos celulares fosse feito levando em consideração o cadastro único de códigos internacionais de identificação de dispositivos móveis (Imei, na sigla original em Inglês). O Imei nada mais é do que um tipo de código que todo aparelho (celular) possui. Não obstante as medidas a serem tomadas, o que as operadoras não querem mesmo é correr o risco de que os visitantes fiquem sem comunicação em sua estada em terras brasileiras.

Outro detalhe é que esse bloqueio não será válido para uma gama considerável de aparelhos trazidos de fora do país. De acordo com o Sinditelebrasil, isso se dará pelo fato de que os dispositivos homologados pela Anatel não serão inutilizados. Por exemplo, caso alguém compre um Galaxy S4 fora do país e o traga para cá, ele não será afetado uma vez que o mesmo dispositivo é vendido por aqui dentro da lei.

Felpuda


Outrora afinadíssimo com o presidente Jair Bolsonaro, parlamentar sul-mato-grossense começou a ser escanteado em consequência de uma das crises políticas de grande repercussão. A figura entrou em campo e botou falação sobre o que estava ocorrendo, e isso soou que só como crítica pesada ao governo, que, como não poderia deixar de ser, não gostou nadica de nada. Há quem diga que o dito-cujo é muito levado “pelo sangue”. Então, tá!...