Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

LIVROS

Biografia de José Alencar será lançada na Capital

7 FEV 2011Por DA REDAÇÃO15h:20

A jornalista Eliane Cantanhêde, articulista do jornal Folha de S. Paulo, lança no próximo dia 10, no Território do Vinho, a biografia de um dos homens que estiveram mais perto de Lula nos últimos oito anos: o ex-vice-presidente José Alencar.

A obra, intitulada ‘José Alencar — Amor à vida’, narra desde a infância do empresário mineiro até a sua luta, considerada milagrosa por alguns médicos, contra o câncer. A biografia é a primeira obra de um selo de livros de não-ficção da editora Sextante, que escolheu Eliane Cantanhêde para escrevê-lo.

No livro, a jornalista conta histórias do homem que apoiou o Golpe Militar para, mais tarde, participar da campanha das Diretas Já. Em 2002, o empresário se elegeu vice-presidente na chapa do ex-torneiro-mecânico Luiz Inácio Lula da Silva. Eliane Cantanhêde lembra-se da primeira entrevista que fez com o então vice-presidente na sua residência oficial, o Palácio do Jaburu, em Brasília, no fim de 2009. Na ocasião, o vice sentia febre e estava no segundo dia da quimioterapia.

“A primeira entrevista com ele durou sete horas e meia. Depois, foram entrevistas com muitos amigos e parentes. Ao todo, foram cerca de 40 horas de conversa só com Alencar”, revela a jornalista, que conta uma curiosidade: Alencar não gostou do título da biografia, ‘Amor à vida’. Eliane diz que ele sugeriu ‘Amor ao Brasil’, mas ela rebateu dizendo que pareceria release.

Nascida no Rio de Janeiro, mas radicada em Brasília, onde se formou na Universidade de Brasília (UNB), Eliane Cantanhêde trabalhou em veículos como o Jornal do Brasil, a Revista Veja, Estado de S. Paulo e SBT.

Leia Também