Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

Bill Gates pretende financiar produção de vacinas no Brasil

20 MAI 2011Por mtv05h:00

O fundador da Microsoft, Bill Gates, é também um grande filantropo. Ele está negociando uma doação à Fiocruz e ao Instituto Butantã para aumentar a produção de vacinas no Brasil, que se tornaria um País exportador dos medicamentos.

Segundo o jornal 'O Estado de S. Paulo', o milionário já enviou técnicos ao Brasil para debater as possibilidades e vai aguardar a definição de quais vacinas o País vai considerar prioritárias.

O Ministério da Saúde confirmou que o primeiro contato entre Gates e o governo brasileiro ocorreu em setembro de 2010, numa reunião com o então chanceler Celso Amorim, em Nova York. Após a reunião, Gates enviou uma missão aos institutos para avaliar o que já vem sendo feito "Meu pessoal ficou muito impressionado com a qualidade do trabalho", afirmou Gates. 

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, irá se reunir com a Fundação Bill e Melinda Gates para definir detalhes da parceria. O ministro adiantou que um dos interesses de Gates seria o apoio ao desenvolvimento de vacinas de baixo custo.

Até mesmo na filantropia, Gates aplica sua visão empresarial. O objetivo dele é financiar a produção de vacinas no Brasil para que entrem com o menor preço no mercado mundial, para que ele mesmo depois pudesse comprar as vacinas e distribuir aos mais necessitados. Isso irá afetar o mercado, que vai ser obrigado a reduzir os custos de suas vacinas para competir com o nosso produto.

Recado
Na última terça (17), o milionário participou da Assembléia Mundial da Saúde e pediu aos países doadores que aumentem seus programas de imunização. O recado também vale para empresas farmacêuticas, para que garantam vacinas aos países com menos recursos. Caso isso aconteça, Gates afirma que 4 milhões de pessoas podem ser salvas até 2015 e 10 milhões até 2020.

A Fundação Bill e Melinda Gates, criada em 2000, é a maior instituição de caridade do mundo. Com financiamento do próprio bolso de Bill Gates e de outras doações privadas, a fundação tem como objetivo melhorar as condições de vida, especialmente na área da saúde, nos países mais pobres. Um dos principais projetos patrocinados por Bill Gates é a pesquisa de uma vacina que consiga prevenir e curar a malária.

Leia Também