segunda, 16 de julho de 2018

MÚSICA

Beatles desembarcam na loja on-line iTunes

17 NOV 2010Por 18h:15

O grupo de informática Apple anunciou nesta terça-feira que o catálogo dos Beatles estará disponível on-line para download na loja musical iTunes, mais de 40 anos após a dissolução da emblemática banda inglesa.

"É fantástico que as músicas que lançamos originalmente em vinil recebam tanto amor no mundo virtual como receberam pela primeira vez", disse um dos ex-integrantes do grupo, Paul McCartney, citado em um comunicado da Apple.

O catálogo dos Beatles pertence à gravadora EMI, mas a gigante da indústria fonográfica colabora em sua distribuição com a Apple Corps, a lendária editora do grupo de Liverpool.

A Apple Corps até agora havia sido reticente em colocar à disposição músicas dos Beatles na internet.

Além disso, a gravadora Apple Corps e o grupo de informática Apple tiveram uma longa disputa judicial devido ao uso da mesma fruta, uma maçã, como logo.

 

O conflito foi solucionado em fevereiro de 2007, quando a americana Apple Inc obteve a propriedade de todos os nomes da marca relativos a "Apple", dando alguns a Apple Corps, propriedade dos Beatles sobreviventes.

 

Informações da AFP

"O caminho foi longo e tortuoso", disse o presidente da Apple, Steve Jobs. "Graças aos Beatles e à EMI, tornamos realidade um sonho que tivemos desde o lançamento do iTunes, há dez anos", acrescento

Leia Também