Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

LIQUIDEZ INTERNACIONAL

BC defende barreiras a capital estrangeiro

27 MAR 11 - 15h:41ESTADÃO

O Banco Central defendeu neste domingo esforços para criar barreiras contra capital estrangeiro, afirmando que uma enxurrada de dólares está pressionando a inflação e a estabilidade dos mercados financeiros.

"Estamos enfrentando agora uma grande enxurrada de liquidez internacional", disse o diretor do BC Luiz Pereira da Silva, dirigindo-se a executivos de bancos em um fórum no Canadá. "Algo bom em excesso pode ser um problema."

Conforme a economia mundial se recupera da recessão, o Brasil e outros países têm imposto novas barreiras para entrada de capital estrangeiro, que tem prejudicado exportadores ao fortalecer as moedas locais. Essas medidas são criticadas por alguns economistas e formuladores de política monetária.

O presidente do Banco do Canadá, Mark Carney, disse no sábado que as ações correm o risco de distorcer os mercados, mesmo reconhecendo que os controles de capital podem funcionar às vezes.

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, afirmou que "em alguns casos, controles de capital podem ser úteis".

Pereira disse que o dinheiro que ingressa ao Brasil está acelerando a inflação já em alta em parte por conta do "boom" global das commodities, que vem encarecendo os preços dos alimentos.

"As atuais e incomuns condições de liquidez estão afetando os mercados de crédito nos mercados emergentes. Os bancos centrais têm que prestar atenção a esses efeitos porque eles ameaçam a estabilidade financeira", afirmou.

O diretor do BC disse que a inflação no Brasil deve subir temporariamente nos próximos meses, embora ele espere que os preços retornem a níveis consistentes com a meta, após o que ele chamou de "choque".

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR na Arena da Baixada
BRASILEIRÃO

São Paulo mantém boa fase e vence Athletico-PR

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes
ESTACIONAMENTO

Nova decisão proíbe início de obra no Parque dos Poderes

Senado aprova MP da Liberdade Econômica sem previsão de trabalho aos domingos
BRASIL

Senado aprova MP sem previsão de trabalho aos domingos

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte
VAZA JATO

Jornalista do Intercept se diz espantado com debate sobre sigilo de fonte

Mais Lidas