Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

DICAS

Batidas na parede ajudam a identificar vazamentos; veja como

2 MAR 14 - 01h:00TERRA

Vazamentos são o tipo de “ameaça invisível” que pode causar grandes estragos sem que ninguém perceba, como mofo, umidade, descolamento de azulejos e da pintura, comprometimento de paredes e uma conta de água nas alturas. Tudo isso, no entanto, pode ser evitado utilizando técnicas simples para identificar problemas no encanamento, como testes nas torneiras e batidas nas paredes. Veja a seguir algumas dicas da Sabesp para descobrir se está tudo em ordem com as instalações hidráulicas da casa.Fique sempre atento para os indícios mais visíveis, como manchas de infiltração, mofo ou poças d’água se formando em algum ponto da residência. Mudança da coloração do revestimento ou desprendimento de azulejos e pintura também podem ser sinais de vazamento.

Às vezes, porém, o problema é nos canos e não deixa sinais visíveis do lado de fora da parede. Nesses casos é preciso realizar alguns testes simples. Se a casa for abastecida pela caixa d’água, feche todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não use os sanitários. Depois disso, feche a torneira de boia da caixa e marque o nível da água presente nela. Se, depois de uma hora, esse nível baixar, é sinal de que há problemas no sistema.

Se os canos forem alimentados diretamente pela rede, feche o registro localizado na parede, abra uma torneira alimentada por ela (geralmente a do tanque) e espere a água parar de sair. Quando isso acontecer, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se o líquido for sugado, há vazamento.

Para encontrar o local exato do problema, o ideal é fazer o teste da batida na parede. Porém, para que ele seja é eficaz, é preciso saber onde passam os canos. O teste é simples, e consiste em bater em toda a extensão do encanamento para verificar se o som é diferente em alguma parte. Um ruído anormal indica a possibilidade vazamento.

Finalmente, para saber se existem problemas na válvula ou na caixa de descarga, jogue borra de café no vaso sanitário. Se ela não ficar depositada no fundo, significa que existe vazamento no sistema.  

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CORREIO B

'Estou cheia de boleto para pagar', diz Bruna Marquezine sobre publicidade

BRASIL

Fortaleza: Bombeiros buscam sobreviventes em prédio que ruiu; uma pessoa morreu

ECONOMIA

Pan, BMG e Bradesco lideram ranking de reclamações contra bancos do BC

ECONOMIA

Superintendência do Cade decide arquivar inquérito contra bandeiras de cartões

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião