Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

ANIVERSÁRIO

Base Aérea comemora 68 anos com entrega de medalhas na Capital

24 AGO 12 - 15h:00CELSO BEJARANO E BEATRIZ LONGHINI

A Base Aérea de Campo Grande (BACG) "Sentinela Alada do Pantanal'' completa 68 anos neste mês. Para comemorar a data foi realizada hoje (24) uma solenidade com a participação de civis e militares, entre eles, aqueles que atuaram na cidade desde a sua criação.

O destacamento, como era chamado quando foi criado em 21 de agosto de 1944, contava apenas com três soldados e um sargento. Hoje, a BACG é referência no país e se destaca como uma das principais forças militares.

Com quatro esquadrões, a Base Aérea está equipada para transporte de flagelados (Esquadrão Onça), busca e salvamento em locais de risco (Esquadrão Pelicano), e, além da vigia da fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o Paraguai (Esquadrão Flecha), há uma tropa especializada em trabalho em regiões de risco, tanto na neve como no deserto (Esquadrão PARA-SAR).

Personagem ativo desta história, o suboficial da Reserva, Antônio Assis dos Santos, de 85 anos, foi comandante da BACG em 1955 e se emocionou com as homenagens. “Gostaria que o tempo voltasse”, revelou.

Um dos principais condecorados do dia, o brigadeiro de ar Maximo Ballatore Holland recebeu a medalha Marechal Machado Lopes, honraria concedida pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira. Ele é um dos três campo-grandenses que trabalharam na Base como comandante, de 2007 a 2008. Hoje é chefe de operação do Estado Maior da Aeronáutica, um dos cargos mais importantes da Força Aérea Brasileira.

“Receber uma medalha é uma satisfação indescritível”, disse emocionado.

Para o atual comandante, coronel aviador John Kenney Menescal, a BACG é uma estratégia de defesa para o país. “A corporação é amparada por sua história”, afirmou.

A solenidade entregou 30 medalhas a militares por tempo de serviço, merecimento e personalidades civis por destacados serviços prestados.
 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Imasul retira e monitora peixes que habitavam lago do Parque das Nações Indígenas
CAMPO GRANDE

Imasul retira e monitora peixes que habitavam lago do Parque das Nações Indígenas

Governo abre inscrições para professores temporários
OPORTUNIDADES

Governo abre inscrições para professores temporários

PAGOU O PATO

Homem é esfaqueado 5 vezes após briga de mulheres

Marido inconformado quis se vingar de briga
Escolas da rede municipal contarão com lousas digitais
CAMPO GRANDE

Escolas da rede municipal contarão com lousas digitais

Mais Lidas