Campo Grande - MS, quinta, 16 de agosto de 2018

Liga dos Campeões

Barcelona faz 5 e fica bem próximo da vaga

6 ABR 2011Por terra16h:37

Deu a lógica no Camp Nou. Com excelente atuação de Andrés Iniesta, o Barcelona goleou com facilidade o Shakhtar Donetsk nesta quarta-feira por 5 a 1 e deixou sua situação extremamente confortável para obter sua classificação à semifinal da Liga dos Campeões. As duas equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, na Ucrânia, onde o time local tem longa invencibilidade.

Com o resultado, o Shakhtar Donestk precisa de uma improvável vitória por 4 a 0 para avançar à semifinal. Caso o Barcelona marque na Ucrânia, a equipe dos brasileiros Jadson, Willian e Luiz Adriano precisará de cinco gols para obter a vaga.

Caso a histórica reação do Shakhtar não ocorra, os arquirrivais Barcelona e Real Madrid projetam uma aguardada semifinal. O time da capital espanhola também goleou seu primeiro jogo das quartas, um triunfo por 4 a 0 contra o Tottenham, e está perto de sua vaga.

Além de Iniesta, Messi também teve ótima atuação, apesar de não marcar seu gol. Daniel Alves, Keita, Piqué e Xavi fizeram os outros gols do Barcelona, enquanto Rakitskiy descontou para os visitantes. O Shakhtar conseguiu criar boas oportunidades, mas desperdiçou a imensa maioria delas, especialmente com Luiz Adriano.

Com Pedro fora de sua melhor forma, Pep Guardiola escalou Iniesta avançado no ataque, ao lado de Messi e David Villa, repetindo estratégia já usada no Campeonato Espanhol. Com isso, Mascherano ganhou lugar no meio de campo ao lado de Keita para reforçar a marcação. Isto porque, como Puyol segue lesionado, Busquets foi mais uma vez improvisado na zaga ao lado de Piqué.

O Shakhtar, por sua vez, veio a campo com seu quarteto ofensivo brasileiro, formado por Jadson no meio, Diego Costa pela direita e Willian na esquerda - Luiz Adriano surgiu como o centroavante. Apesar de o trio armador ter características ofensivas, muitas vezes ajudaram a compor o meio de campo para dificultar o trabalho do Barcelona.

Leia Também