Quarta, 21 de Fevereiro de 2018

Dicas

Banhos energizantes prometem sorte para a virada

31 DEZ 2010Por R723h:31

Depois de todas as superstições para a virada do ano, chegou a hora de tomar um banho daqueles, capaz de revitalizar a pele, perfumá-la e ainda por cima renovar as energias e trazer boas vibrações para o ano que está só começando.

De acordo com Nei Naiff, autor do livro Curso Completo de Terapia Holística (editora Nova), os banhos de sorte para o novo ano - com ou sem banheira - podem ter ervas frescas ou óleos essenciais, desde que estejam frescos e perfeitos, mantidos em temperaturas adequadas.

Sonia Corazza, autora do livro Aromacologia - Ciência de Muitos Cheiros (editora Senac), explica como os banhos com óleos essenciais agem para energizar, relaxar e revitalizar.

- Os óleos essenciais atuam pela via aérea, chegando até as células olfativas situadas no nariz e, finalmente, ao cérebro, na região que controla os impulsos motivacionais e as emoções humanas.

Para quem quer um 2011 com mais paixão, a dica é contar com um ingrediente capaz de aflorar a sensualidade.

- Os ingredientes afrodisíacos, como os óleos essenciais de ylan-ylang e de sândalo, estimulam a libido humana. Vale experimentar.

Saiba como usar óleos essenciais no banho

O banho com óleos essenciais também é chamado de banho aromático. Para quem teve um ano cheio de estresse e quer paz em 2011, Sonia sugere ingredientes relaxantes, como os óleos essenciais de lavanda, de camomila, baunilha e rosa. Para energizar e limpar as energias ruins, a especialista recomenda os óleos essenciais de canela, cravo da Índia, pimenta rosa, alecrim e bergamota.

- Os óleos essenciais podem ser encontrados em farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais. No banho, eles podem ser diluídos em um óleo vegetal - três gotas de cada óleo essencial bastam -, e depois essa mistura pode ser colocada aos poucos em uma esponja ou flanela. Passe suavemente em todo o corpo e enxágue somente com a água do chuveiro.

Segundo Sonia, os óleos vegetais mais indicados para receber os óleos essenciais, nesse caso, são o de semente de uva, gérmem de trigo e calêndula.


 

Leia Também