BRASIL

Banda larga popular já está em mais de 4,5 mil municípios

Banda larga popular já está em mais de 4,5 mil municípios
11/03/2014 10:43 - Cleidson Lima


A banda larga popular que está sendo ofertada pelas concessionárias que firmaram um acordo com o Governo Federal em 2011 acaba de alcançar o número de 4.523 municípios brasileiros, segundo os dados de dezembro de 2013. Isso representa uma cobertura em 81% de todas as cidades do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a popularização da internet no país, oferecendo o serviço nos moldes do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), com 1 Mbps de velocidade por R$ 35 mensais, com impostos.

A lista atualizada de cidades atendidas já está disponível no site do Ministério das Comunicações e pode ser acessada em www.comunicacoes.gov.br/cidades-atendidas. "A intenção dessa divulgação é permitir que o cidadão saiba onde já existe a oferta, para que ele possa cobrar a prestação do serviço no município onde reside", explica o diretor de Banda Larga do ministério, Artur Coimbra.

No Mato Grosso do Sul, de acordo com a lista no portal do Ministério das Comunicações, a operadora de telefonia Oi já atendeu cerca de 38 municípios. Dentre eles, pode-se destacar as cidades de Jaraguari, Guia Lopes da Laguna, Selvíria, Aral Moreira, Vicentina, Japorã, Bandeirantes, entre outras cidades.

Acordos

Segundo os documentos assinados entre o Ministério das Comunicações e as concessionárias de telefonia fixa, todos os municípios brasileiros deverão contar com a oferta de internet em alta velocidade até dezembro de 2014.

Em outra frente, a Telebrás, empresa responsável pela execução do PNBL, também está trabalhando para levar banda larga a todas as cidades do país. A estatal já construiu mais de 25 mil km de redes de fibras ópticas, capazes de atingir, inclusive, localidades onde ainda não há oferta por parte das empresas privadas.

PNBL 2.0

O Governo Federal estuda atualizar o Programa Nacional de Banda Larga ainda este ano, o que está sendo chamado de "PNBL 2.0". A ideia é que essa revisão seja feita enfocando principalmente as redes fixas rápidas e o acesso móvel em smartphone e tablet.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".