Sábado, 24 de Fevereiro de 2018

MÚSICA

Banda Curimba investe em recursos audiovisuais

16 NOV 2010Por Thiago Andrade00h:10

Criatividade é algo que não falta aos integrantes da banda Curimba. Em dois anos de existência, o grupo conseguiu ganhar o público da Capital e alçar voos cada vez maiores, com shows em São Paulo, participação no programa Afinando a Língua, do Canal Futura, além de uma temporada em praias do sul do Brasil. Desde os primeiros shows, algo que se fez presente é o uso da produção audiovisual como forma de alavancar o sucesso da banda. O responsável pela empreitada é o baixista e videomaker, Adrian Okumoto.

Basta uma olhada rápida no canal "adriansoueu", pelo link www.youtube.com/user/adriansoueu, para ver toda a produção em vídeo da banda, com clipes, videoflyers, apresentações ao vivo, entre outras. As filmagens vão do amador, em gravações de bastidores, ao profissional, como na série "À vontade com Curimba", que reúne músicos da Capital em apresentações com a banda. Vale conferir Lauren Cury, do Louva Dub, cantando "Bem" com André Stabile. "Sempre gostei de música e vídeo, na banda tive a oportunidade de juntar as duas coisas. Além de dar prazer, é algo que abre portas e oferece ótimo resultado", acredita Adrian.

Segundo o baixista, um dos motivos do sucesso do Curimba é a possibilidade que os fãs têm de acessar o conteúdo audiovisual e conhecer músicas e letras novas, além de ser uma ferramenta para aproximar público e banda. "Como nosso trabalho é autoral, muitas vezes, o público não conhece as canções. Quando tocamos algo novo em show e colocamos o vídeo na internet, na próxima apresentação da banda, já tem gente cantando junto porque viu na internet", descreve o músico.

Adrian começou a trabalhar com produção de vídeos logo que retornou do Japão, há dois anos, período em que Curimba iniciou as atividades. "É algo muito ligado à banda. Cada integrante tem uma função e a minha é a de produzir vídeos", explica. Embora a palavra final seja sua, André, Carlixo, Renan Okumoto, Rodrigo Chiká e Japão, os outros músicos, discutem tudo, sempre dando novas ideias para o que pode ser produzido e filmado.

Assim como o Curimba cresceu nos últimos anos, o trabalho de Adrian também ganhou novos rumos mais profissionais, permitindo ao músico trabalhar com outros artistas de Mato Grosso do Sul. Por exemplo, ele é o responsável pela produção do DVD do "Hermanos irmãos", parceria entre Rodrigo Teixeira, Márcio de Camillo e Jerry Espíndola, músicos já consagrados no Estado.

Falando em DVD, o Curimba também já está em fase de finalização do material que será lançado em janeiro de 2011. "O som da minha cara, por incrível que pareça", conjunto de CD e DVD, faz o registro musical e audiovisual da banda, trazendo canções já famosas como "Sambaloco" e "Apaga a luz", além de novidades. Para o trabalho, Adrian deixou um pouco de lado as câmeras e se focou no contrabaixo.

A direção ficou por conta de Léo Coutinho, parceiro de longa data da banda. "Como a ideia era fazer algo bem sincero, eu acabei trocando o baixo pela câmera em alguns momentos", brinca o baixista. Quer ver mais de Curimba em pirações audiovisuais, dê uma olhada em www.vimeo.com/16487519. A banda faz um remake de "Canto de Ossanha", famoso videoclipe de Vinícius de Moraes, dirigido por Léo.

Leia Também