Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, quarta, 14 de novembro de 2018

Queda da Selic

Bancos reduzem juros de empréstimos

2 SET 2012Por terra00h:00

Desde agosto do ano passado, o Banco Central (BC) vem reduzindo a taxa básica de juros, Selic, e na última quarta-feira foi registrada a nona queda seguida. Com isso, a Selic passou de 8% a 7,5% ao ano - o menor valor da história. O efeito desses cortes sucessivos já pode ser sentido pelos consumidores.

Segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), enquanto a Selic caiu três pontos percentuais entre dezembro de 2011 e julho deste ano, por exemplo, a taxa média de juros cobrada dos consumidores caiu 10,87 pontos percentuais. No período, a Selic passou de 11% ao ano para 8% ao ano em julho. Já a taxa de juros média para pessoa física passou de 114,84% ao ano para 103,97% ao ano no período.

Em junho, no entanto, a média dos juros praticados pelo mercado subiu e, depois, caiu em julho - reflexo da redução dos índices de inadimplência, "bem como da redução da taxa básica de juros", de acordo com a entidade.

Em julho, segundo a pesquisa de mercado da Anefac, de seis linhas de crédito disponíveis para pessoa física, uma registrou estabilidade (a taxa rotativa do cartão de crédito) e as demais foram reduzidas. A taxa de juros média geral caiu 0,08 ponto percentual no mês ou 1,85 ponto percentual no ano, passando de 6,20% ao mês (ou 105,82% ao ano) em junho para 6,12% ao mês (ou 103,97% ao ano) em julho. A entidade aponta que esta é a menor taxa de juros da série histórica, iniciada em 1995.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também