sábado, 21 de julho de 2018

CHÁVEZ

Banco comprado do Santander já dá dividendos

9 JAN 2011Por TERRA11h:11

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse neste sábado que a aquisição do Banco da Venezuela ao espanhol Grupo Santander foi um bom negócio, que já amortizou o pagamento da instituição financeira e que comprar bancos foi para seu governo um bom negócio. 

"Quem me vende um banco?, estou interessado, já pagamos aos espanhóis, e já recuperamos os dividendos", disse Chávez durante um encontro com deputados e representantes de comunidades organizadas transmitido pelo canal estatal "Venezolana de Televisión".

O presidente convidou também aos donos de bancos que queiram vender suas entidades financeiras a oferecer a seu governo pois, assegurou, as tornará rentáveis.

O Banco da Venezuela foi a primeira instituição financeira a ser atingida pelo processo nacionalizador que Chávez impulsiona desde 2006, e que desde então envolveu os setores petroleiro, elétrico, telefônico, siderúrgico e da construção. 

O governo de Chávez comprou o banco em meados de 2009 do Grupo Santander por um valor de US$ 1,050 bilhão que foram pagos em três partes ao longo do mesmo ano. 

A compra da entidade foi anunciada por Chávez no dia 31 de julho de 2008, quando a incluiu em sua estratégia de "fortalecer a economia socialista", e se materializou após quase dez meses de negociações, qualificadas de "cordiais" por ambas as partes.

Leia Também